Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

25 Janeiro 2019

10 tendências de web design para 2019

Chegou o novo ano e esta é a melhor altura para abordarmos as novas tendências de web design para 2019.

Tal como a moda, o web design é pautado por tendências que resultam de variados fatores, entre eles a tecnologia, que está em constante evolução e impacta profundamente na experiência do utilizador (UX).

Venha descobrir o que se prevê para 2019:

1. Estamos e vamos continuar na era do Mobile-First

Hoje em dia, as pesquisas realizadas no mobile (tablet e smartphone) ultrapassaram as que são feitas no desktop (computador), o que alterou por completo a forma como os utilizadores se relacionam com a web.
 
A Google sabe disso e, como tal, lançou a primeira indexação para dispositivos móveis em 2018 – Mobile First Index – que se baseia na priorização de conteúdo e links de páginas de websites para mobile. Esta medida continuará a ser um princípio elementar para web design em 2019, uma vez que vai exigir que se dê preferência à versão mobile dos websites.

Além disso, bons efeitos visuais e uma excelente experiência de utilização também são fatores que devem ser tidos em conta.

2. A velocidade…cada vez mais supersónica!

Três segundos ou menos!
É este o tempo que os utilizadores gastam para decidirem se querem sair ou permanecer num determinado website.

Devido ao algoritmo de atualização de velocidade anunciado recentemente pela Google, é fundamental diminuir o tempo de carregamento de uma página para melhorar o ranking nos mecanismos de pesquisa. Além disso, esta é uma condição que qualquer empresa exige quando constrói o seu website.

De uma forma geral, o tempo de carregamento tem impacto no desejo do utilizador em ficar ou querer sair da sua página.

3. Ilustrações personalizadas

Como uma forma de comunicação visual para websites modernos, o design de ilustrações personalizadas é mais interessante que o texto abstrato. Tem um maior impacto visual e apresenta mais recursos, o que ajuda a transmitir um conceito de marca mais alargado.
 
Com ilustrações únicas e cores fores, é mais fácil deixar uma excelente impressão no utilizador. De acordo com as estatísticas, o efeito visual da ilustração provoca um impacto sete vezes maior que o da fotografia comum no utilizador.

As ilustrações personalizadas são adequadas para ser usadas na página inicial de um website, na orientação do utilizador quando este navega num website, em páginas de progresso – e em praticamente qualquer elemento de um website!

4. O uso das animações com CSS3

A animação na web tem tido uma ascensão muito rápida nos últimos anos e já no ano anterior foi considerada uma tendência de web design. O uso da tecnologia CSS3 torna o web design tradicional mais vivido e funcional, o que agrada a todos os profissionais, web designers e programadores.
 
Uma vez que a animação CSS3 é considerada relativamente nova no campo da interface do utilizador (UI), há mais espaço para o seu desenvolvimento na aplicação do design para a web. Dessa forma, é natural que as animações com CSS3 sejam cada vez mais usadas neste novo ano.

5. Os vídeos full-screen continuarão em alta…e terão fundos dinâmicos

Uma das melhores formas de chamar a atenção de um utilizador que visita um website passa por criar um vídeo com um fundo dinâmico: os objetos em movimento tendem a ser mais atraentes para os utilizadores.
 
Quando comparados com os textos ou imagens estáticas, os vídeos curtos fornecem mais informações importantes, o que faz com que o utilizador entenda de uma maneira mais rápida as características da respetiva página que se lhe está a ser apresentada.

A utilização de um vídeo full-screen ajuda a aumentar o tempo de permanência de um utilizador numa dada página, o que é excelente para as taxas de conversão e SEO. Por outro lado, e uma vez que vivemos numa era de informação diversificada, a aplicação de elementos dinâmicos como os fundos de vídeo será uma tendência crescente neste novo ano.

6. Minimalismo e simplicidade – mas não demasiado simplista!

O minimalismo é uma das tendências clássicas de web design para este ano. Ele é sinónimo de simplicidade e incorpora o princípio de “menos é mais”, sendo por isso usado como primeira opção pelos web designers.
 
No entanto, o facto de ser simples não quer dizer necessariamente que tenha de ser demasiado simplista. Por norma, as pessoas não têm tempo a perder na internet e, como tal, um bom design facilita-lhes a vida no consumo das mais variadas informações no menor tempo possível.

Seja o uso de design na cor branca, contraste ou tipografia clara, um website bem desenhado facilita a navegação e fornece informações precisas, o que proporciona uma ótima experiência de utilização ao utilizador.

Um call-to-action (CTA) bem desenhado, botão de extrema importância na criação de uma landing page, também gera conversões de páginas mais altas.

7. Design responsivo, com certeza!

Nos últimos anos, o rápido desenvolvimento dos dispositivos de leitura (dispositivos móveis, tablets, computadores, entre outros) fez com que os web designers adquirissem a consciência de que o design responsivo seja uma das principais tendências de web design para este ano.
 
Não é uma tendência atual, mas é um recurso obrigatório em todos os websites.
Agora que o número de utilizadores em mobile ultrapassou o dos utilizadores em desktop (a Google também anunciou mudanças no seu algoritmo para priorizar a indexação para dispositivos móveis), o objetivo passa por incentivar a utilização de design responsivo e aprimorar a experiência online dos utilizadores que navegam na web através de dispositivos móveis.

8. A utilização de gradientes brilhantes e esbeltos

Há cada vez mais designers a adotar a gradação de cores no design para a web.
Mesmo que seja usada apenas uma cor, ela pode criar uma excelente estrutura de camadas com a ajuda de gradientes e de imagens diferentes, resultando numa experiência esteticamente agradável.

O uso de gradientes brilhantes e esbeltos e as ilustrações arrojadas serão, sem dúvida, combinações a ter em conta para web design em 2019.

9. Tipografia criativa e a negrito

O layout de uma página web é tão importante quanto o conteúdo que é exibido na sua interface.
 
Nesse sentido, e esta é uma prática de web design para este novo ano, é indispensável usar o negrito para destacar uma determinada área de texto, o que contribui para a eficácia da mensagem transmitida.

Por outro lado, também é fundamental usar fontes tipográficas cuidadosamente selecionadas que transmitam as emoções pretendidas e construam uma poderosa hierarquia visual.
Com a melhoria da qualidade dos monitores, as fontes serifadas estão a ganhar pontos no mundo digital, tornando-se, portanto, numa tendência de web design para este novo ano.

10. Chatbots e machine learning nunca serão demais

A incorporação de bots e chatbots nos websites (principalmente nos de e-commerce) e a utilização do machine learning nas páginas web têm sido uma prática cada vez mais usada e bastante apreciada.
 
Com o passar dos anos, estes elementos têm tido uma maior evolução e isso deve-se às melhorias evidentes na área da inteligência artificial e machine learning. Por exemplo, hoje em dia é comum encontrar anúncios que correspondem aos hábitos de leitura ou pesquisas recentes efetuadas pelos utilizadores para que eles os possam visitar ou comprar, entre outras ações.

Neste sentido, os chatbots e a o machine learning vão continuar a melhorar as interações do utilizador com os websites, acrescentar um atendimento de excelência e recolher informações valiosas para as equipas de vendas das empresas de produtos ou serviços.

Esta tecnologia será cada mais utilizada em web design para 2019, uma vez que se encontra em permanente evolução e melhoria. Em breve, as interações entre utilizador e um website serão perfeitas porque a respetiva página web saberá, de antemão, aquilo que o utilizador está à procura.

Estas tendências de web design para 2019 são extremamente importantes para os designers mas também para as marcas que desejam construir websites sofisticados e atuais.

 Está à procura de uma empresa com serviços de design para a internet? A Netgócio oferece serviços de design originais e atualizados que ajudarão a destacar a sua marca online.  Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e torne o seu website ainda mais moderno.

+ informações

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

Cláudia Rodrigues

Estágio RH

O espírito de equipa e o ambiente de trabalho que se fazem sentir aqui são, de facto, especiais. Obrigada por me receberem tão bem!
Ler +

Patrícia Cunha

CFO

No dia de celebrar as Grandes Mulheres, quisemos passar uns minutos a conhecer melhor a Mulher que lidera a nossa família. 
Ler +

Alina Carvalho

Gestora de vendas

A equipa comercial é a linha da frente na Netgócio e, muito mais que comerciais, temos consultores que ajudam os nossos clientes (...)
Ler +

Carla Moreira

Designer

A criação é a essência da humanidade existir. Muda o que crias para que o mundo evolua contigo.

João Barroso

Consultor WEB

O João é o consultor web mais experiente da empresa!
Ler +

+ informações

5 razões para a sua empresa investir nas redes sociais A Netgócio alcança estatuto de Google Partner Premier
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.