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18 Outubro 2022

5 erros comuns de UX Design

A experiência do utilizador (UX, nas siglas em inglês) é a área do web design em que potencializa a experiência do utilizador com uma empresa, os seus produtos e serviços. O objetivo é proporcionar um sistema que ofereça uma experiência intuitiva, fácil e agradável.

Os designers UX constroem esta ponte entre o cliente e a empresa para ser mais fácil entender e preencher as necessidades do consumidor.

Neste artigo, abordamos alguns erros comuns nesta área, que pode facilmente evitar, para que a sua experiência online seja o mais aprazível possível para o seu público.

 

UTILIZAR POUCO CONTRASTE

Imagine o que seria tentar ler um texto com uma fonte amarela num fundo branco: pouco funcional, certo?

É importante que as cores do seu site tenham um bom contraste entre si, em termos de legibilidade. E a melhor forma de o fazer é não utilizar cores similares entre si para o texto e fundos como, por exemplo, vermelho e laranja. 

Parece algo relativamente fácil de ver, mas não é. Para ajudar, existe uma ferramenta chamada Contrast Checker da WebAIM onde coloca a cor do seu texto e do background e consegue saber qual é o rácio de contraste: quanto maior, melhor.

NÃO COLOCAR ALT TEXT NAS IMAGENS

Do ponto de vista do SEO, definir o Alt Text (texto alternativo) nas imagens é fundamental porque se trata de um fator de classificação, para os motores de busca. O Alt Text é a melhor forma de descrever uma imagem, permitindo que o Google indexe a sua imagem corretamente. 

Também do ponto de vista da acessibilidade, é a única forma dos leitores de ecrã descreverem a sua imagem para alguém com dificuldades visuais. Se o seu Alt Text não for suficientemente descritivo, não é acessível para todas as pessoas.

Então, concluímos que não basta colocar a keyword principal que descreve a imagem. É necessário descrever todos os elementos da imagem, para que esta fique acessível para todos. 
 

NÃO OTIMIZAR PARA MOBILE

As pesquisas em dispositivos móveis representam mais de metade das pesquisas no Google. Para quem faz anúncios, a maioria do tráfego vem dos telemóveis. Se o seu site não for mobile-friendly, o bounce rate (taxa de rejeição) pode aumentar até 5 vezes. 

Hoje em dia, a maioria dos utilizadores acede aos sites através do telemóvel. Por isso, é melhor que otimize o seu website para que a experiência de utilizador seja o mais positiva possível. Pode até ocultar alguns itens (como botões ou imagens), que não funcionem tão bem em telas pequenas.

FALTA DE HIERARQUIA

Ter uma hierarquia definida no seu site refere-se ao modo como o vai estruturar. Pense na hierarquia como um mapa onde exibe os principais tópicos abordados no seu site para orientar os utilizadores nas suas pesquisas. 

Para ajudar, defina quais são as ações que o utilizador precisa efetuar no seu site, em duas categorias diferentes: ações primárias e ações secundárias.

As ações primárias são aquelas que são absolutamente indispensáveis, como, por exemplo, efetuar login. Uma ação secundária seria "Esqueci a minha password". É importante que haja uma distinção clara entre estes dois elementos, para que a experiência do seu utilizador seja intuitiva. Destaque aquilo que é primordial e suavize o que não é.

 

NÃO OTIMIZAR E ATUALIZAR O CONTEÚDO

A otimização do conteúdo é fundamental para que os utilizadores consigam chegar até ao seu site e perceber, facilmente, o que está a comunicar.

Esta otimização pode ser feita de diferentes formas:

✔️ Garantir que as principais keywords estão presentes;
✔️ Adicionar meta tags;
✔️ Adicionar links relevantes.

 

Esperamos que estas dicas o tenham ajudado. Se precisa de atualizar o seu site ou se pensa em criar um, a Netgócio tem uma equipa composta por designers e especialistas em Marketing que o podem ajudar.

Fale connosco! Contacte-nos através do e-mail contacto@netgocio.pt ou através do telf. (+351) 253 519 421.

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