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08 Julho 2020

Os 5 erros mais comuns ao saltar para o digital

Muitas empresas saltam para o digital seduzidas pelas suas potencialidades e movidas pelas falsas promessas de rápido crescimento e duplicação de receita. Sim, ter uma presença online forte e vender online tem imensas vantagens e, com o tempo, o volume de vendas pode crescer, aumentando, consequentemente, as receitas.

Se está a pensar tornar o seu negócio digital mantendo a componente física, há coisas que tem de saber. Saiba como tornar o seu negócio híbrido com sucesso

Contudo, a pressa de obter resultados quase instantaneamente e ignorar a elaboração de uma estratégia a longo prazo podem mesmo ser fatal para o seu negócio. No artigo de hoje, revelamos os 5 erros mais comuns cometidos pelas empresas ao dar o salto para o digital e como lhes dar a volta. 

1. Não investir em marketing digital

Criou o seu e-commerce, tirou ótimas fotos ao seu produto e já está tudo online e funcional. E agora? Se não chamar os clientes certos para o seu e-commerce, eles não saberão que ele existe e não conhecerão o valor daquilo que tem para lhes oferecer. 
 
É aqui que entra o marketing digital. Com uma estratégia pensada, poderá alcançar e atingir as pessoas que estão efetivamente interessadas naquilo que comercializa. Aliás, nesta fase da revolução digital, deixou de fazer sentido trabalhar apenas com conteúdo orgânico não direcionado para um determinado público ou segmento. Uma boa política a seguir é o funil de vendas. 

O que é o funil de vendas e porque é tão importante para o marketing digital?

O funil de vendas é um elemento importante no marketing digital porque ajuda a criar o conteúdo certo para abordar cada tipo de consumidor segundo o seu envolvimento com a marca. Ou seja, ao aplicar os princípios do funil de vendas não vai estar a atingir uma audiência fria com informação que não lhe interessa naquela fase do funil.

2. Querer vender um pouco de tudo

No e-commerce, há a tentação de querer vender um pouco de tudo logo no início. Não cometa esse erro! É muito difícil, quase impossível, agradar a gregos e troianos e oferecer uma grande quantidade de produtos e serviços com qualidade.

Comece por algum lado, faça testes e compare resultados. Só quando estiver bem posicionado e estiver a vender bem a sua oferta em específico deverá avançar e adicionar mais opções ao catálogo.

É importante que vá analisando a performance do seu site e das suas páginas, percebendo quais as categorias e produtos que têm melhor e pior desempenho. E atenção! Esta análise deve ser constante e contínua, não apenas no início do processo. 

A partir desses resultados, defina ações para potenciar resultados e melhorar os produtos mais fracos. Como? Por exemplo, aposte nos produtos cash-cows, ou seja, aqueles que vendem muito bem e geram sempre bom rendimento ou crie um pack de produtos que inclua um produto mais forte e um mais fraco. 

3. Querer experimentar várias estratégias ao mesmo tempo

Quando entrar no e-commerce e no marketing digital vai deparar-se com um grande número de possibilidades: diferentes estratégias e diferentes redes sociais, todas elas com potencialidade. Não caia no erro de querer estar em todo o lado e experimentar tudo. Sim, é importante investir tempo em coisas novas, mas já diz o ditado que não se mexe em equipas vencedoras. 

Gaste 20% do seu tempo a experimentar novas estratégias e os restantes 80% a investir naquilo que sabe que dá resultados. Não queira fazer tudo o que encontra online, cada coisa a seu tempo. A consistência é a chave!

Mais uma vez, lembramos que as estratégias de marketing digital levam o seu tempo a mostrar resultados. Ao abandonar uma estratégia sem lhe dar tempo de maturação, poderá estar a desistir de uma estratégia vencedora porque simplesmente não lhe deu tempo para vencer.

Sabe se a sua estratégia digital está bem definida? Confira aqui

4. Não apostar num bom serviço de apoio ao cliente

Se fez uma loja online focada em oferecer uma experiência de excelência ao utilizador, deve focar-se em fazer o mesmo quando um cliente ou potencial cliente tem um problema ou dúvida. Aliás, se a sua empresa entrou recentemente para o digital, é normal que as pessoas tenham perguntas.  

Melhor que uma boa experiência de início ao fim do processo de compra, é sentir que a marca se preocupa em resolver os seus problemas. 

As empresas que prestam suporte aos seus clientes – quer no esclarecimento de dúvidas quer no auxílio das mais diversas dificuldades – adquirem uma ótima reputação e extraordinária empatia com os seus públicos. Saiba mais sobre a importância de um bom Serviço de Apoio ao Cliente.

5. Deixar de melhorar o seu e-commerce

Este é outro dos erros mais comuns. Engana-se quem ache que o trabalho está terminado quando concluído o desenvolvimento da loja online. O mundo do e-commerce move-se a grande velocidade e é importante manter-se a par das tendências. 

Procure incessantemente por cada vez melhores soluções de entregas, trabalhe e atualize a descrição dos produtos, simplifique cada vez mais o processo de compra e de checkout e vá atualizando as opções de pagamento. Por exemplo, o MB Way foi ganhando um espaço importante nas opções de pagamentos de comprar online e hoje é praticamente obrigatório incluí-lo. 

Se estiver pronto para dar este salto, saiba que não tem de o fazer sozinho. Ter um parceiro experiente e de confiança evita que cometa estes e outros erros. Se procura desenvolver um e-commerce para a sua empresa fale connosco! Vamos saltar juntos! 
 

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