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31 Janeiro 2019

5 razões para a sua empresa investir nas redes sociais

A utilização das redes sociais como uma ferramenta de marketing e o investimento que está disposto a realizar nestas plataformas podem fazer com que a sua empresa seja um sucesso na internet. Conheça as razões para a sua empresa investir nas redes sociais e construa uma relação de confiança com o público que segue a sua marca.

1. Gerar mais tráfego web

Encontre o seu público nas redes sociais
Independentemente da sua indústria, segmento e público-alvo, uma parte substancial dos seus clientes e contactos qualificados (leads) encontram-se nas redes sociais. 

Segundo um estudo realizado pela Marktest em relação ao tema “Os Portugueses e as Redes Sociais 2018”, o Facebook é a rede social mais relevante em Portugal: 87.5% dos utilizadores dizem conhecer o Facebook e destes 95% têm conta nesta rede social. O Instagram é hoje a segunda rede mais conhecida e a segunda de maior penetração, com 60% dos utilizadores de redes sociais a afirmar terem conta no Instagram, um valor que sobe para os 91% entre os mais jovens. WhatsApp, YouTube e LinkedIn completam a lista das 5 redes sociais com mais penetração em Portugal.

Dessa forma, é fundamental estar presente nas redes sociais porque as suas publicações oferecerão uma excelente oportunidade para os seus clientes encontrarem os conteúdos online da sua empresa.

Crie anúncios segmentados para atingir o seu público-alvo
Investir nas redes sociais permite-lhe criar anúncios altamente segmentados para atingir o seu público-alvo e estes podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua marca.

Os anúncios no Facebook, por exemplo, podem segmentar clientes por fatores como: género, idade, localização, nível de educação, entre outros. E até mesmo pelo comportamento ao mostrar o tipo de páginas web que um utilizador gosta.

Trabalhe o conteúdo do website da sua empresa
Os indexadores dos mecanismos de pesquisa dos motores de busca sabem quais são as páginas que estão consistentemente a ganhar tráfego e as que se encontram esquecidas, estáticas e não-trabalhadas.

As páginas que obtêm melhores resultados são as que utilizam técnicas específicas de SEO, nomeadamente nas palavras-chave que utilizam, no título da página, na meta descrição, nos atributos Alt e Title das imagens, entre outros elementos.

Contudo, as páginas que proporcionam um conteúdo “fresco” e atual (Evergreen Content) também são extremamente valorizadas. Quanto mais interessante for o conteúdo criado, mais alcance e interações poderá ter nas redes sociais!

2. Entender e conectar-se com o seu público

Entenda a sua audiência
As redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, entre outras, são ferramentas de marketing social extremamente eficazes porque estabelecem uma interação direta entre a sua empresa e o seu público.

O fato da sua audiência ler as suas publicações e/ou acompanhar a atividade da sua marca permite-lhe obter informações privilegiadas sobre os seus hábitos, preferências, comportamentos e responder a inúmeras questões. Tais como:

✓ Quais os produtos que estão a comprar e porquê?
✓ Quais os passatempos que têm?
✓ Quais os tipos de posts que gostam de partilhar?
✓ Quais os websites que visitam?


Todas estas respostas revelam informações importantes ao nível do marketing. Quando uma empresa compreende a sua audiência, ela vai conseguir criar um copywriting para a web mais eficaz e fazer publicações mais interessantes nas redes sociais, o que vai gerar mais tráfego.

Além disso, pode ajudar a identificar algumas problemáticas que precisem de ser trabalhadas de modo a melhorar as taxas de conversão de vendas dos respetivos negócios.

Envolva-se e construa relacionamentos com o seu público
Uma presença ativa nas redes sociais ajuda a que a sua marca construa relacionamentos com a sua audiência, daí este ser um excelente investimento para qualquer empresa.

Na web a sua audiência quer ter um tratamento especial e não ser vista apenas como um objeto ou um número num relatório e é isso que diferencia a sua marca das demais.

É imperativo que se conecte e envolva com o seu público nas redes sociais: responda às suas dúvidas, dê informações relevantes e ofereça conteúdos autênticos. Só assim é que a sua empresa conseguirá estabelecer laços de confiança com o respetivo público que a segue.

Tenha um maior alcance e cobertura em eventos sociais
Todos os eventos sociais necessitam de uma divulgação/promoção efetiva para serem conhecidos e, assim, terem sucesso.

Uma estratégia bem definida em relação às redes sociais vai permitir-lhe ampliar o alcance e a cobertura das publicações da sua empresa junto de influenciadores e estes conseguirão trazer mais participantes ao respetivo evento.

3. Construir uma imagem de marca

Perceba que as redes sociais são a chave para um ótimo serviço de apoio ao cliente
O tempo rápido de resposta ao cliente já não é uma opção, mas sim uma obrigatoriedade. Se houver um problema com um produto ou serviço, os seus clientes esperam que a sua empresa o resolva no imediato – e, neste momento, poucas empresas fazem-no corretamente.

Invista nas redes sociais e distinga-se dos demais ao proporcionar um ótimo atendimento ao cliente. Verá que os indicies de satisfação em relação à sua marca serão extraordinários.

Tenha uma forte presença nas redes sociais para gerar uma maior fidelidade à marca
Estudos recentes afirmam que as empresas com uma maior presença nas redes sociais têm clientes mais fiéis. E é fácil de entender porquê: quando a empresa está a interagir com o público nas redes sociais, está a criar conexões e relações de empatia com os seus seguidores. Assim, está a aproveitar o tempo de antena para dar aos seus seguidores informações úteis, ajuda e opções de entretenimento, sem pedir nada em troca.

Dessa maneira, estará a mostrar aos seus clientes que os valoriza, não apenas como uma fonte de receita, mas como pessoas. Os clientes começarão a ver a empresa como uma entidade que se preocupa com eles e que tem uma personalidade, valores e visão própria – num mercado competitivo isso pode fazer uma grande diferença.

Utilize as redes sociais como complemento a uma estratégia de Relações Públicas
Os Comunicados de Imprensa (Press Releases) são uma ferramenta importante de qualquer estratégia de marketing, especialmente quando está a lançar um novo produto ou a fazer uma mudança significativa numa empresa. No entanto, a forma como são distribuídos está totalmente errada.

Os serviços tradicionais de distribuição de comunicados de imprensa pela web estão sobrevalorizados. As redes sociais estão, neste momento, aptas a desempenhar essa tarefa de forma mais pessoal e eficaz, pois é lá que consegue chegar ao seu público-alvo e satisfazer as suas dúvidas no imediato.

4. Ganhar vantagem face à concorrência

Conscientize-se que a sua concorrência já se encontra nas redes sociais
A maioria das empresas já tem presença nas redes sociais e, em alguns setores de atividade, através de vários canais. Por exemplo na área do vestuário, é comum encontrar empresas que utilizam duas ou mais redes sociais para divulgação dos seus produtos e serviços.

As principais marcas podem ter uma forte presença nas redes sociais, mas as PME´s raramente têm.

Por norma, abrem conta numa rede social porque é um procedimento barato, acessível e que toda a gente faz. Mas isso por si só não resulta devido aos fatores seguintes:

✓ Pouca frequência de publicações
✓ Falta de um tom de comunicação e uma voz apropriada da empresa
✓ Partilha exaustiva de produtos ou serviços
✓ Ausência de resposta às questões ou dúvidas dos utilizadores
✓ Não envolvimento e interação com os seguidores
✓ Não provocam qualquer impacto na vida dos seguidores
✓ Pouco esforço em agradar e cativar os seguidores

Isso não tem de acontecer com o seu negócio porque há empresas especializadas na internet como a Netgócio que lhe oferecem soluções de marketing digital para que a sua empresa tenha uma maior presença e destaque nas redes sociais.

Ao trabalhar corretamente as redes sociais da sua empresa, isto é, ao fazer publicações regulares e a responder prontamente a todos os comentários e mensagens dos seus clientes, estará a construir uma base forte que a sua concorrência mais preguiçosa não conseguirá igualar mesmo que esteja presente nas redes sociais há mais tempo que o seu negócio.

Compreenda que a arena do marketing digital das redes sociais é um campo de atuação (razoavelmente) nivelado
As grandes marcas têm vantagens óbvias nas redes sociais: maior reconhecimento do nome, maiores orçamentos que permitem a criação de posts interessantes em vários canais distintos e (de uma forma geral) mais influenciadores que se querem envolver com a respetiva marca.

No entanto, as PME´s têm uma grande vantagem que as grandes marcas não têm: autenticidade.

Se você é um empreendedor com uma história inspiradora; uma empresa local com vínculos estreitos à sua comunidade ou uma marca que oferece algo novo e empolgante aos seus utilizadores, isso vai aproximá-lo do seu público mesmo que não tenha um grande orçamento para publicidade.

Não precisa de vencer todos os seus concorrentes nas redes sociais, pois o segredo passa por encontrar uma maneira de se conectar com o seu mercado de uma forma autêntica e original onde consiga construir a sua própria marca.

5. Aumentar as vendas e o retorno sobre o investimento (ROI)

Garanta mais vendas para a sua empresa
Hoje em dia, a maior parte dos profissionais de marketing adquire clientes através das redes sociais.

As empresas acabam por influenciar as decisões de compra dos clientes em vários aspetos ao longo do funil de vendas e é por isso que criam blogs com artigos explicativos sobre determinados produtos e/ou serviços, respondem rapidamente às dúvidas dos seus clientes e lançam promoções e/ou cupões de desconto em passatempos ou outros eventos.

Uma dica importante passa por compartilhar um cupão com códigos de desconto para cada rede social. Por vezes, é surpreendente verificar qual a rede social que gera mais vendas.

Conheça potenciais clientes que ainda não conhecem a sua empresa
Uma estratégia bem definida em relação às redes sociais e às suas publicações online vai fazer com que eventuais clientes pesquisem por informações relacionadas com os seus produtos ou serviços, mesmo que não estejam familiarizados com a sua empresa.

Faça com que a sua empresa seja uma autoridade no seu setor
Ao apostar nas redes sociais e ao responder a perguntas e a partilhar informações relevantes, a sua empresa mostra liderança no seu setor de atividade. Os outros utilizadores começarão a partilhar os seus posts e a encaminhar amigos para o seu website quando estes tiverem dúvidas. Isto significa uma maior captação de contactos qualificados (leads) e estes estarão mais propensos à compra dos seus produtos e/ou serviços.

As redes sociais são divertidas!

Interagir com o seu público nas várias redes sociais para celebrar o lançamento de um novo produto ou serviço, fazer testes A/B para testar anúncios no Facebook ou em outra plataforma ou lançar e compartilhar inquéritos com os seus seguidores permite-lhe sentir o pulso à sua comunidade e isso dá-lhe a hipótese perfeita de mostrar a sua empresa ao mundo.

Todo este trabalho de marketing e de expansão da sua empresa dá-lhe a certeza de construir conexões reais com os seus seguidores e isso é divertido e incrivelmente recompensador.

O investimento que as empresas fazem nas redes sociais é um passo fundamental para criarem uma marca de sucesso. A Netgócio é especialista no desenvolvimento de soluções web e pode ajudá-lo a estabelecer a estratégia de marketing digital mais apropriada para o seu negócio no seu setor de atividade.

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a destacar a sua empresa nas redes sociais.

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