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31 Janeiro 2019

5 razões para a sua empresa investir nas redes sociais

Utilizar as redes sociais como uma ferramenta de marketing, nomeadamente para fazer marketing de conteúdo, pode fazer com que a sua empresa seja um sucesso na internet, principalmente se estiver disposto a investir nestas plataformas. Conheça as razões para a sua empresa investir nas redes sociais e construa uma relação de confiança com o público que segue a sua marca.

1. Estará a gerar mais tráfego WEB

1.1 Encontre o seu público nas redes sociais
 

Independentemente da sua indústria, uma parte substancial das suas leads (os seus clientes e contactos qualificados) encontram-se nas redes sociais. 

Segundo um estudo realizado pela Marktest em relação ao tema “Os Portugueses e as Redes Sociais 2018”, o Facebook é a maior rede social em Portugal: 87.5% dos utilizadores dizem conhecer o Facebook e destes 95% têm conta nesta rede social. O Instagram é hoje a segunda rede mais conhecida e a segunda de maior penetração, com 60% dos utilizadores de redes sociais a afirmar terem conta no Instagram, um valor que sobe para os 91% entre os mais jovens. WhatsApp, YouTube e LinkedIn completam a lista das 5 redes sociais com maior utilização em Portugal.

Dessa forma, é fundamental estar presente nas redes sociais, pois estas oferecerem, a longo prazo e para cada segmento, uma relação forte e duradoura com o seu público.

1.2. Comece a criar anúncios nas redes sociais 
 
Ao criar anúncios segmentados está a atingir um determinado público com conteúdo personalizado. Segmentar é dividir o seu público em grupos que tenham as mesmas características. Por exemplo, os anúncios no Facebook segmentam utilizadores por género, idade, localização, nível de educação, entre outros, mostrando diferente conteúdo a cada um destes segmentos.

2. Conseguirá compreender e conectar-se com o seu público

2.1. Conheça a sua audiência
 
As redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, são ferramentas de marketing social extremamente eficazes e poderosas porque estabelecem uma interação direta entre empresa e público.

O fato da sua audiência ler as suas publicações e acompanhar a sua atividade permite-lhe obter informações privilegiadas sobre os seus hábitos, preferências, comportamentos e responder a inúmeras questões. Tais como:

✓ Que produtos estão a comprar e porquê?
✓ Quais os seus hobbies?
✓ Que tipos de publicações gostam de partilhar?
✓ Que websites visitam?


As respostas a estas perguntas revelam informações importantes ao nível do marketing. Quando uma marca compreende a sua audiência, ela vai conseguir criar um copywriting para a web mais eficaz e fazer publicações mais interessantes nas redes sociais, gerando  mais tráfego.
Além disso, poderão ajudar a identificar algumas problemáticas que precisam de ser trabalhadas, de modo a aumentar as taxas de conversão.

2.2 Envolva-se e construa uma relação com o seu público-alvo
 
Uma presença ativa nas redes sociais ajuda a que a sua marca construa relacionamentos com a sua audiência, por isso é que é um excelente investimento para qualquer empresa.

Na web, a sua audiência quer ter um tratamento especial e não ser vista apenas como um número num relatório. E é aí que a sua marca se pode diferenciar das demais!

É imperativo que se conecte e envolva com o seu público nas redes sociais: responda aos seus comentários, esclareça dúvidas, dê informações relevantes e ofereça conteúdos autênticos. Só assim conseguirá estabelecer laços de confiança com o seu público.

3. As redes sociais ajudam a construir uma imagem de marca singular

3.1. As redes sociais são a chave para um ótimo serviço de apoio ao cliente
 
O tempo rápido de resposta ao cliente já não é uma opção, mas sim uma obrigatoriedade. Se houver um problema com um produto ou serviço, os seus clientes esperam que a sua empresa o resolva no imediato – e, neste momento, poucas empresas o fazem.

Invista nas redes sociais e distinga-se dos demais ao proporcionar um ótimo atendimento ao cliente. Verá que os índices de satisfação em relação à sua marca serão extraordinários.

3.2. Tenha uma forte presença nas redes sociais e aumente a fidelidade à marca
 
Estudos recentes afirmam que as empresas com uma maior presença nas redes sociais têm clientes mais fiéis. E é fácil de entender porquê: quando a empresa está a interagir com o público nas redes sociais está a criar conexões de empatia e  a oferecer ajuda, informações úteis, opções de entretenimento, sem pedir nada em troca.

Dessa maneira, estará a mostrar aos seus clientes que os valoriza, não apenas como uma fonte de receita, mas como pessoas. Os clientes começarão a ver a empresa como uma entidade que se preocupa com eles e que tem uma personalidade, valores e visão própria . Num mercado competitivo isso pode fazer uma grande diferença.

3.3. Utilize as redes sociais como complemento a uma estratégia de Relações Públicas
Os comunicados de imprensa, ou press releases, são uma ferramenta importante numa estratégia de marketing, especialmente quando está a lançar um novo produto ou a fazer uma mudança significativa na empresa. No entanto, a forma como são distribuídos está totalmente errada.

Os serviços tradicionais de distribuição de comunicados de imprensa pela web estão sobrevalorizados. As redes sociais estão, neste momento, aptas a desempenhar essa tarefa de forma mais pessoal e eficaz, pois é lá que consegue chegar ao seu público-alvo e satisfazer as suas dúvidas no imediato.

4. Ganhe vantagem face à concorrência!

4.1. A sua concorrência já está nas redes sociais
 
A maioria das empresas já tem presença nas redes sociais e, em alguns setores de atividade, através de vários canais. Por exemplo, na área do vestuário, é comum encontrar empresas que utilizam duas ou mais redes sociais para divulgação dos seus produtos e serviços.

Por norma, quando uma PME abre conta numa rede social é porque o vê como um procedimento barato, acessível e que toda a gente faz. Mas isso, por si só, não resulta, devido aos seguintes fatores:

✓ Pouca frequência de publicações
✓ Falta de tom de comunicação
✓ Partilha exaustiva de produtos ou serviços
✓ Ausência de resposta às questões ou dúvidas dos utilizadores
✓ Não envolvimento e interação com os seguidores
✓ Pouco investimento em agradar e cativar os seguidores


Ao trabalhar corretamente as redes sociais da sua empresa, isto é, ao fazer publicações regulares e a responder prontamente a todos os comentários e mensagens dos seus clientes, estará a construir uma base forte que a sua concorrência mais preguiçosa não conseguirá igualar.

4.2. Compreenda que a arena do marketing digital das redes sociais é um campo de atuação (razoavelmente) nivelado
 
As grandes marcas têm vantagens óbvias nas redes sociais: maior notoriedade, mais maiores orçamentos, mais influenciadores e mais reconhecimento.

No entanto, as PME's têm uma grande vantagem sob as grandes marcas: autenticidade.

Se você é um empreendedor com uma história inspiradora, uma empresa local com vínculos estreitos à sua comunidade ou uma marca que oferece algo novo e empolgante aos seus utilizadores, isso vai aproximá-lo do seu público, mesmo que não tenha um grande orçamento.

Não precisa de vencer todos os seus concorrentes nas redes sociais. O segredo passa por encontrar uma maneira de se conectar com o seu mercado de uma forma autêntica e original,construindo uma marca própria.

5. As redes sociais impulsionam as vendas e o retorno sobre o investimento (ROI)

5.1. Venda mais com as redes sociais 
 

Hoje em dia, muitas marcas adquirem novos clientes através das redes sociais.

As empresas utilizam o funil de vendas e a seu favor e acabam por influenciar as decisões de compra dos seus clientes: criam blogs com artigos explicativos sobre produtos e/ou serviços, respondem rapidamente às dúvidas dos seus clientes e lançam promoções e/ou cupões de desconto em passatempos ou outros eventos.

Uma dica importante passa por compartilhar um cupão com códigos de desconto para cada rede social. Pode ficar surpreendido ao perceber qual a rede social gera mais vendas.

5.2. Interaja com potenciais clientes que ainda não conhecem a sua marca 
Uma estratégia bem definida em relação às redes sociais e às suas publicações online vai fazer com que eventuais clientes pesquisem por informações relacionadas com os seus produtos ou serviços, mesmo que não estejam familiarizados com a sua empresa.

5.3. Faça com que a sua empresa seja uma autoridade no seu setor
 
Ao apostar nas redes sociais, ao responder a perguntas e a partilhar informações relevantes, a sua empresa mostra liderança no seu setor de atividade. Os outros utilizadores começarão a partilhar os seus posts e a encaminhar amigos para o seu website quando estes tiverem dúvidas. Isto significa uma maior captação de contactos qualificados (leads), que estarão mais propensos a comprar.

Gerir redes sociais é divertido!

Lançar um novo produto,  fazer testes A/B para testar anúncios, partilhar inquéritos com os seus seguidores, etc permite-lhe sentir o pulso à sua comunidade e isso é a oportunidade perfeita para mostrar a sua empresa ao mundo.

Com todo este trabalho de marketing e de expansão da sua empresa estará a construir conexões reais com os seus seguidores, o que é divertido e altamente recompensador.

O investimento que as empresas fazem nas redes sociais é um passo fundamental na criação de  uma marca de sucesso. A Netgócio é especialista no desenvolvimento de soluções web e pode ajudá-lo a estabelecer a estratégia de marketing digital mais apropriada para o seu negócio no seu setor de atividade.

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a fazer brilhar a sua nas redes sociais.

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