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16 Setembro 2020

5 Técnicas para uma Gestão de Redes Sociais Eficiente com Resultados

Estar ou não presente nas redes sociais é indiscutível. Uma presença assídua e apelativa nas diferentes social media é, atualmente, uma exigência para as empresas que querem efetivamente divulgar o seu negócio e criar relações estreitas com clientes e potenciais clientes. 

Porém, “estar lá” não chega! Na verdade, um perfil desenxabido, com publicações antiquíssimas e com imagens de baixa qualidade assusta até o utilizador mais interessado no seu produto e serviço. E é aí que uma boa gestão de redes sociais pode ajudar. 

Hoje, falamos de gestão de redes sociais — parte fundamental de uma estratégia de marketing digital. 

O que envolve a gestão de redes sociais?

Gestão de redes sociais não é mais que um conjunto de ações com um objetivo comum: divulgar uma marca e os seus produtos e/ou serviços e fomentar uma relação de confiança entre marca e utilizadores. 

Porém, na gestão de redes sociais pode ser complexa e todos os detalhes contam: em que redes vai estar presente? Que tipo de posts vai fazer e com que frequência? Deve ou não fazer anúncios pagos? Se não está por dentro destas questões, a gestão de redes sociais pode tornar-se um pouco overwhelming.

Partilhamos consigo 5 técnicas que os nossos especialistas já usam e que vão ajudá-lo a fazer uma gestão de redes sociais mais eficiente e com mais resultados. 

1. Crie uma estratégia e um plano editorial para as suas redes sociais

Antes de avançar para a gestão das redes sociais propriamente dita, é importante que pense e planeie a sua presença digital. Definir as redes sociais em que quer marcar presença, estabelecer objetivos específicos e determinar o tipo de conteúdo que vai publicar são três pontos pelos quais deve começar. Vamos por partes. 

Em que redes sociais vai estar presente? 

Se já está presente em social media de relevo e interesse para sua empresa, passe para o ponto seguinte. Se está a dar os primeiros passos, fique por aqui. 

Antes de tudo, defina em que redes sociais vai querer marcar uma presença assídua. E não, não precisa de estar em todas! Cada rede tem um público diferente em hábitos, comportamentos e interesses, por isso, é fundamental que olhe para cada uma e perceba o que é que faz mais sentido para a sua marca. 

Por exemplo, se a sua empresa vende produtos muito técnicos e específicos para outras empresas, será boa ideia investir no LinkedIn, uma rede social vocacionada para o mundo do trabalho. Mas se comercializar coleções de moda para um público-alvo mais jovem, o Instagram, mais visual e apelativo, é o caminho a seguir. 

Que objetivos quer alcançar ao trabalhar rede sociais? 

O que pretende atingir com as redes sociais? Estabeleça objetivos específicos, saiba exatamente para onde caminha. Pretende aumentar vendas ou notoriedade? Encontrar novos clientes ou estreitar a relação com os clientes que já tem? Ou procura educar o público para uma questão que importa para a sua marca? 

Estabelecido o objetivo geral a cumprir, é altura de estipular metas mais específicas, isto é, objetivos SMART: Specific (específicos), Measurable (mensuráveis), Achievable (atingíveis),  Realistic (realistas) e Time Bound (delimitados no tempo). Exemplo de um objetivo SMART é “Em dois meses, aumentar os seguidores do Facebook em 15%”. 

Crie um plano editorial

Ter um plano editorial, isto é, um calendário de publicações, vai ajudá-lo a seguir a estratégia que definiu e a olhar para as redes sociais como um todo. Crie publicações apelativas, interessantes, que seduzem o seu público e promovam a interação. Sem ideias? 

Uma boa forma de criar um plano coerente e funcional é organizar os posts por funções: inspirar, entreter e informar. Por exemplo, imagine que a sua empresa está a oferecer um desconto numa categoria de produtos e quer comunicá-lo nas redes sociais. 
  • Informar. Informe claramente qual a proposta de valor. Por exemplo: “Tenha 30% de desconto na compra do “produto XPTO” e poupe 24,98€!”;
 
  • Inspirar. Partilhe reviews positivas e testemunhos de clientes satisfeitos com o produto XPTO e com o serviço prestado pela sua empresa;
 
  • Entreter. Partilhe um vídeo do produto XPTO em funcionamento: mostre as suas vantagens e características em situações práticas. 
 
Atenção: o plano editorial não dever ser um catálogo de produtos da sua marca.

As redes sociais são plataformas fantásticas para criar relações de confiança e familiaridade com o seu público, não as desperdice com demasiados posts sobre os seus produtos. Utilize-as antes para partilhar conteúdo interessante, apelativo e inspirador. Mostre emoções reais e obtenha reações reais também! Uma boa estratégia é partilhar 20% produto e 80% conteúdo. 

Debrucemos-nos agora sobre conteúdo. 

2. Crie conteúdo atrativo e consiga redes sociais mais apelativas

Dissemos uma vez e dizemos outra: conteúdo é rei! 

Antes de criar conteúdo incrível, é fundamental que conheça o seu público. Interesse-se pelos seus hábitos de consumo, interesses, preocupações, comportamentos e temas aos quais são mais sensíveis. Diga-lhes o que querem ouvir! 

Crie conteúdo com o qual se identifiquem e para o qual estejam recetivos. 

Nas redes sociais, o timing pode ser a diferença entre um post que se torne viral e um post que passa despercebido.  Esteja atenção à ordem do dia e pense se há algum tema com o qual o seu público se identifique e explore como pode inseri-lo no seu plano editorial de forma que chame a atenção. 

Esteja atento aos resultados: se o seu público reage positivamente a um determinado tipo de publicação, invista mais. Contudo, não caia no risco de ser maçador — aposte em variedade e continue a testar diferentes tipos de publicação. Mais uma vez, surge a regra dos 80/20: 80% do tempo a gerar conteúdos que sabe que funcionam e 20% a explorar novas estratégias. 

3. Anúncios pagos para uma gestão de redes sociais com mais resultados

Nos últimos tempos, o Facebook alterou o seu algoritmo de forma a dar mais destaque a publicações de contas pessoais e não de marcas, o que torna mais difícil alcançar um grande público sem anúncios pagos.

De facto, é cada vez mais difícil conseguir grandes resultados (tanto de impressões, como de alcance ou de interações) apenas com conteúdo orgânico. Posto isto, investir em anúncios pagos dão um boost significativo às publicações que faz, permitindo que cheguem a pessoas realmente interessadas ou abertas a um determinado produto ou serviço. 

Por isso, enquanto especialistas aconselhamos a que reserve algum do seu orçamento para investir nas redes sociais e, assim, obter resultados mais ambiciosos.

A principal vantagem dos anúncios pagos nas redes sociais é poder definir que utilizadores quer que vejam a sua publicação: aqueles que gostam da sua página, look-alikes, pessoas que nunca ouviram falar da sua marca ou que interagiram apenas uma vez. De uma forma geral, enquanto gestor de uma página, você pode pagar por clique no anúncio, por visualização ou até por conversão. Tudo depende do objetivo que estabeleceu e do orçamento que tem disponível. 

Também pode estabelecer uma estratégia para os anúncios nas redes sociais. Pode definir que publicações mostrar aos utilizadores conforme a fase em que se encontram do “funil do consumidor” (atenção, interesse, desejo, ação). 

4. Interaja com o seu público

Criou anúncios e os seus posts estão a chegar a muitas pessoas. Mas melhor ainda: o público que atingiu tem interesse naquilo que comercializa e está a interagir com as publicações: a reagir, a partilhar, a comentar… São ótimas notícias! 

Não perca a oportunidade que se criou para interagir e criar relações verdadeiramente próximas com o seu público: se ainda não o tiverem feito, convide-os para seguir a página, interaja com as suas partilhas, responda aos comentários… Se os seus seguidores comentaram dúvidas ou preocupações com algum produto ou serviço, tente ser o mais breve possível a responder. Mostre que está atento e que se importa com o que têm a dizer.

Ao responder aos comentários, tem uma oportunidade incrível para revelar um pouco mais sobre a identidade da sua marca e as suas facetas: seja simpático, divertido, quem sabe um pouco irónico ou até mesmo um pouco provocador. Acima de tudo, seja fiel aos seus valores! Os seus seguidores vão adorar ver a marca a responder aos seus comentários.  

Mas e se os comentários não forem positivos? 

Também pode acontecer. As marcas estão cada vez mais sob escrutínio e os consumidores cada vez mais exigentes. Se tiver comentários negativos de utilizadores aborrecidos com algum problema com o seu produto ou serviço, tente dar a volta: mostre-se preocupado e empenhado em resolver a questão. 

Acima de tudo, não se vire contra o seu cliente. Uma resposta como “Olá, [nome da pessoa]. Lamentamos que tenha tido uma má experiência. Como podemos ajudar? Envie-nos mensagem privada com mais detalhes para que possamos ser breves na resolução do seu problema. Obrigada, [nome da marca].” Simples, cordial e direto ao assunto. 

5. Invista algum tempo a analisar resultados

É fundamental que analise resultados e perceba como é que a estratégia que desenvolveu está a prosperar. O nosso conselho é que se organize e estabeleça um dia ou uma altura do mês para se dedicar apenas a analisar resultados. Desta forma, conseguirá perceber o que está funcionar melhor e pior, se está a partilhar o conteúdo certo, a investir o necessário em anúncios pagos, etc, etc. 

Sugerimos que olhe também para os gráficos do seu site e perceba que redes sociais estão a gerar mais visitas. A seguir, e se necessário, ajuste a estratégia e invista naquelas que melhor convertem. 

Mantenha-se fiel à sua estratégia e dê-lhe tempo para prosperar. Os resultados nas redes sociais não nascem de um dia para o outro! Veja o nosso artigo e descubra pequenas ações, técnicas e estratégias que ajudam a potenciar as suas redes sociais e a obter mais interação. 

Podemos fazer a gestão das suas redes sociais por si!

Gerir redes sociais de forma estratégica e com olho posto em resultados é uma tarefa que obriga a que invista algum tempo, dedicação e conhecimentos práticos. A boa notícia é que podemos fazê-lo por si! Disponha de uma equipa criativa, multifacetada e experiente na gestão de redes sociais. 

Conheça todas as vantagens em contratar uma agência de marketing digital!

Ficou com dúvidas sobre gestão de redes sociais? Fale connosco!

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