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11 Abril 2023

A evolução do TIKTOK e o impacto no marketing

O Vídeo é provavelmente o formato de conteúdo que gera mais autoridade nos dias de hoje, através de uma partilha de emoções que apelam aos sentidos da visão e da audição.

🎬 
O vídeo humaniza o seu conteúdo de forma a conectar e entreter o público-alvo, desta forma,  colocará o seu negócio numa posição de destaque, aumentando a sua notoriedade e confiança do público.

Vários estudos indicam que os vídeos aumentam em cerca de 80% a intenção de compra do cliente.🛍

 

O que é o Tiktok?

💡Em 2020, numa altura de distância e isolamento total, o Tiktok tornou-se no fenómeno de sucesso mundial que hoje presenciamos e veio trazer novas formas de comunicação e atividades interativas associadas ao lazer. 

Se inicialmente era vista como uma aplicação direcionada a adolescentes, as empresas rapidamente tiveram a perceção dos benefícios que a aplicação digital lhes podia oferecer, passando a ser um local de trabalho interativo, informal e descontraído.

A evolução do Tiktok

💡A principal lição do TikTok é precisamente que a publicidade pode estar intrinsecamente associada ao entretenimento e a criatividade associada à comunicação. 

💡A evolução do TikTok tem sido marcada por vários fatores, incluindo o seu foco em vídeos curtos e seu algoritmo de recomendação de conteúdo altamente personalizado. 
 

💡Com o rápido crescimento da plataforma, muitas marcas têm aproveitado o TikTok como uma nova ferramenta de marketing e até concorrentes, como, o Instagram tiveram de adicionar novos recursos para se assemelhar ao conteúdo e algoritmos entregues pelo TikTok.

O TIKTOK no marketing

💡O TikTok oferece uma oportunidade única para as marcas se conectarem com o público de forma autêntica e envolvente, podendo assim, aumentar a visibilidade de uma marca; potencializar o engajamento com os usuários; viralizar o conteúdo sem grandes custos e permitir campanhas segmentadas, focadas no seu público-alvo. 👥👥


O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, em 2019, a app “TikTok” foi baixada 750 milhões de vezes.📲
 

💡A capacidade de viralizar campanhas sem gastar muito dinheiro, é possível, através do TIKTOK, consegue-se atingir um grande número de pessoas com campanhas que requerem um baixo investimento financeiro (basta colocar a criatividade em prática) e direcionar as campanhas de forma específica, focando no público desejado (a partir de anúncios segmentados, ou mesmo de vídeos focados, diversas empresas que investem no TikTok vêm gerando grandes resultados).

Como usar o TIKTOK para negócios?

💡O Marketing de Influência, que permite a criação de parcerias com influenciadores, ou as hashtags são ferramentas que se mostram essenciais para atingir uma maior interação com os utilizadores e que podem ser utilizadas pelas empresas para garantir uma maior satisfação e fidelização, concretizadas pelo maior engagement.

5 dicas para ter sucesso - ao utilizar o TikTok nos negócios

💡Crie conteúdo original e envolvente: o TikTok é uma plataforma de conteúdo de vídeo curto, portanto, o objetivo é criar vídeos curtos, envolventes e originais que sejam interessantes para a sua audiência.

💡Permita que a sua marca trabalhe de forma mais descontraída, evite as produções meramente comerciais e não se preocupe em atingir a qualidade absurda (como acontece no Instagram, por exemplo).  

💡Estimule o engagement sendo mais divertido(a), mas não se esqueça de seguir os princípios e os fatores que fazem com que a sua marca seja única ( agindo com autenticidade). Assim, estará usando o TikTok para os negócios sem perder a essência do seu negócio.

💡Após criar a sua conta profissional, dedique-se a criar uma estratégia, otimize o seu perfil, crie conteúdo criativo e interativo que envolva o seu público-alvo. 

💡Embora os vídeos do TikTok sejam virais e transformem pessoas e empresas repentinamente em famosos, por vezes, os negócios precisam de se esforçar mais para demonstrar algum resultado. O segredo é, gerar valor, manter a consistência e não desanimar.

👉Porém, é fundamental alinhar o perfil do seu negócio com o dos clientes que pretende conquistar, visto que, 66% dos utilizadores do TIKTOK têm menos de 30 anos. Este é o exercício que se deve fazer ao pensar se vale a pena ou não criar um TikTok para o seu negócio! Ou seja, pense se o perfil da rede social combina com a sua marca e se o tipo de conteúdo produzido agrada ao seu público.


💡Desde que o seu público esteja ativo na rede social e saiba como usar o TikTok para os negócios, sem dúvidas, há muito que aproveitar!💥

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