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18 Abril 2019

A importância do e-commerce B2B

Estamos na 4ª década digital e esta é marcada pelo uso da internet (especialmente através dos smartphones) e das redes sociais à escala global, o que resultou num crescimento exponencial do e-commerce em todo o mundo.

Há várias plataformas de e-commerce que as empresas podem adotar, nomeadamente o e-commerce B2B (Business to Business) quando se comercializam produtos ou serviços a outra empresa, o e-commerce B2C (Business to Customer) quando se vende diretamente ao consumidor e o e-commerce B2G (Business to Government) quando uma empresa vende ao Estado.

Conheça a importância do e-commerce B2B e compreenda porque a sua empresa deve investir neste tipo de loja de comércio eletrónico.
 

O que é o e-commerce B2B?

O e-commerce B2B é um termo usado para descrever as transações eletrónicas comerciais que são feitas numa plataforma virtual entre empresas e organizações, isto é, de negócio para negócio.

De forma geral, o e-commerce B2B é considerado um meio em que indústrias, distribuidores, importadores ou revendedores e muitos outros tipos de negócio comercializam e vendem os seus produtos e serviços entre eles.

 

O e-commerce B2B em Portugal

 
Segundo um estudo recente da Economia Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI em parceria com a IDC, 73% dos portugueses utilizaram a internet em 2017 (48% em 2009) e prevê-se que até 2025 cresça até os 91%.

Em relação às compras online, o estudo indica que 36% dos portugueses fizeram compras online em 2017 (13% em 2009), esperando-se que até 2025 venha a crescer para os 59%. Já o volume de compras situou-se nos 4,6 mil milhões de euros no ano de 2017 (1,7 mil milhões de euros em 2009), valor que deverá crescer para os 8,9 mil milhões de euros até 2025.

Também é de destacar que o volume de negócios efetuado online pelas empresas e pelo Estado foi de 70 mil milhões de euros em 2017 (24 mil milhões de euros em 2009), prevendo-se que venha a ascender aos 132 mil milhões de euros até 2025.

Isto significa que existe uma enorme margem de progressão para o e-commerce B2B em Portugal. As empresas portuguesas podem agora automatizar e otimizar processos internos e externos, oferecendo os seus produtos e serviços a outras empresas revendedoras com mais eficiência e regularidade.

A tecnologia representa assim uma nova forma de evolução e de diferenciação para as empresas e, nesse contexto, a Netgócio – empresa especializada em soluções de internet, desenvolve plataformas de e-commerce B2B de modo a facilitar a vida das empresas a uma escala global.

Porque deve investir no e-commerce B2B?

 

Ao fazer negócios através de uma plataforma de e-commerce B2B, as empresas oferecem experiências personalizadas, consistentes e coerentes aos seus públicos (distribuidores, importadores, revendedores, entre outras empresas), aumentando os seus níveis de fidelização e satisfação.

São várias as vantagens pelas quais deve investir numa plataforma de e-commerce B2B. Destacam-se as seguintes:
 

MAIOR COMODIDADE NA REALIZAÇÃO DE COMPRAS

Usar uma plataforma online B2B é muito mais cómodo para os distribuidores, importadores ou revendedores que fazem compras regulares a fornecedores.

Se a empresa já sabe o que quer e o que precisa, se já conhece os produtos ou serviços que consome e tem condições para comparar preços e fazer os seus pedidos, bastam apenas alguns cliques para fazer encomendas com segurança e confiança.

Também é de realçar que todas as ações podem ser feitas dentro da própria empresa, o que significa que não é necessário deslocar-se a lado nenhum nem precisa da intervenção de terceiros para a realização dos pedidos.
 

MELHOR ORGANIZAÇÃO E GESTÃO INTERNA DAS ENCOMENDAS

 

O investimento que uma empresa faz num e-commerce B2B representa uma vantagem enorme ao nível da organização e gestão interna.

Os procedimentos de compra são totalmente digitalizados e podem ser feitos dentro dos departamentos das empresas, permitindo assim um controlo e uma reposição dos stocks e uma programação exata das datas de entrega das respetivas encomendas.

As empresas dispensam a visita de um representante comercial e não precisam de entrar em contacto ou marcar reuniões/consultas com a sua empresa fornecedora. Isto constitui uma maior eficiência de processos de trabalho e um maior controlo sobre as compras efetuadas que passam a ser mais previsíveis.
 

OTIMIZAÇÃO DE ROTINAS E PROCESSOS DE COMPRA E VENDA

Num e-commerce B2B todos os processos de compra, venda e atendimento ao cliente e outras rotinas são otimizados.

Esta plataforma de comércio eletrónico poderá ser integrada com CRM´s, ERP´s e outras ferramentas de automação que permitam gerir todos os procedimentos de forma mais clara e objetiva, beneficiando a qualidade dos produtos ou serviços e a satisfação/fidelização das empresas parceiras.
 

O e-commerce B2B funciona 24 horas por dia

 
Uma plataforma de e-commerce B2B permite que o ato de compra por parte de um determinado revendedor ou importador, independentemente da sua área de atividade, possa ser feito durante 24 horas por dia ao longo de todo o ano.

Esta característica das lojas online B2B é muito vantajosa para as empresas que não funcionam em horários regulares ou que estão no início da sua atividade e acumulam funções ao longo do dia. Assim, há um melhor planeamento de trabalho, distribuição de tarefas entre colaboradores e uma maior produtividade geral.
 

Melhor estimativa de preços

 
A capacidade de prever o preço de um produto ou serviço é uma vantagem do e-commerce B2B para as empresas que compram com regularidade a um ou vários fornecedores.

Neste cenário, não há espaço para surpresas desagradáveis ou desvios de orçamento, como por exemplo ao saber, no último momento, de um aumento do preço de um produto ao chegar à loja física.

Numa plataforma digital de comércio eletrónico, a capacidade de prever o preço médio de cada item e verificar o histórico de aumento ou redução passa a fazer parte de toda a estratégia de compras.
 

Redução de custos no processo de compra

O ato de comprar numa loja de comércio eletrónico B2B exige menos investimento em lojas físicas, marketing, colaboradores, entre outros intervenientes, o que implica que os preços praticados sejam menores quando comparados com os preços existentes no mercado tradicional.

Em termos práticos, quer dizer que a plataforma de e-commerce B2B poderá oferecer produtos e serviços a preços mais competitivos, sendo uma mais-valia para distribuidores, importadores e/ou revendedores.

Também é de realçar que com este modelo de negócio – assente num e-commerce B2B, os ciclos de venda podem tornar-se menores e mais eficientes.
 

Diminuição de custos para o consumidor final

 
Com esta solução de e-commerce B2B, as empresas que também seguem o modelo de negócio B2C conseguem adquirir produtos e serviços mais acessíveis aos fornecedores, o que acaba por ter um impacto enorme nos preços a apresentar ao consumidor final.

Ao comprar no comércio eletrónico B2B com redução dos custos de produção, acaba por passar parte dessa economia ao consumidor.
 
Agora que ficou a conhecer melhor as vantagens pelas quais deve investir num e-commerce B2B, gostaria de vender os seus produtos ou serviços a outras empresas e em qualquer parte do mundo? A Netgócio é especialista no desenvolvimento de soluções web e pode ajudá-lo a criar o e-commerce B2B ideal para a sua área de atividade.

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e conquiste os seus públicos ao apresentar-lhes um website de e-commerce de confiança.

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