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18 Janeiro 2022

As 22 Principais Tendências de Marketing em 2022

Para 2022, pedem-se estratégias de marketing smart, que sejam um mix entre a esfera virtual e as emoções humanas. É necessário equilibrar um mundo cada vez mais tecnológico com as características mais autênticas de cada pessoa — não é uma tarefa fácil, mas é possível. Selecionámos 22 tendências nas quais pode (e deve!) apostar.

 

Short-form videos: curta duração, máxima relevância.

O vídeo foi o canal de comunicação que mais cresceu nos últimos anos. Mas, como sabemos, a informação chega-nos em grandes quantidades e o tempo é escasso. Para 2022, pedem-se vídeos impactantes, mas curtos. Através do Tiktok, nos Instagram Reels ou YouTube Shorts, já vemos esta tendência ganhar forma e tornar-se uma das preferidas dos utilizadores.

Algumas das vantagens em utilizar vídeos curtos incluem: um ROI (retorno de investimento) mais elevado do que outras estratégias em redes sociais, mais conversão, mais leads, mais influência na decisão de compra e a possibilidade de chegar a públicos mais jovens.

Usem e abusem das diversas formas de edição, sejam criativos, e divirtam-se!

Olá, eu sou o robot que te vai dar a resposta que precisas.

Já lhe aconteceu, certamente, entrar num site e ficar com alguma dúvida que gostaria de ver resolvida no momento. Os chatbots vêm resolver esse problema: antecipando as necessidades dos consumidores, é possível automatizar uma série de respostas. Numa era em que tempo é dinheiro, pode garantir o atendimento ao cliente 24 horas.

Estima-se que, em 2027, o mercado global de chatbots represente cerca de 400 milhões de euros. A Inteligência Artificial mudou o mundo digital: embarque nessa mudança!

 

O conteúdo é Rei, e este reinado está longe de acabar.

Não é uma novidade, mas é cada vez mais importante. Se ainda não começou a apostar em produzir conteúdo de qualidade, não pode adiar mais. Em 2022, as marcas precisam de ser relevantes e ter uma voz ativa no mercado. Desperte a curiosidade do público e torne-se viral nas redes sociais. Assim, a sua estratégia de SEO impulsiona e capta mais leads!

Não se esqueça que o conteúdo deverá estar otimizado para todos os tipos de pesquisa: desde o tradicional motor de busca Google até aos smart speakers ativados por voz.

Ah, e fale connosco — temos uma equipa especializada!

Dados: quanto mais, melhor.

Estimativas, projeções, estatísticas, resultados, evolução: a análise de dados pode assumir diferentes formas, mas é crucial. Existem diversas plataformas que pode utilizar, mas não descure esta informação: são os dados que nos dizem se estamos no caminho certo, ou se precisamos de mudar de direção.

Para além desta análise, em 2022, é imperativo que partilhe dados. A necessidade de otimizar conteúdo para aparecer em primeiro lugar conduziu a uma melhoria técnica de escrita e a um descuido na qualidade de informação. Não se esqueça que o público é cada vez mais informado e, consequentemente, exigente. Ao criar conteúdo, utilize os dados de que dispõe para garantir autenticidade e relevância.
 

 


 

Eu vi e comprei no Instagram.

Em 2022, temos de facilitar e melhorar a experiência do consumidor. Agora, quando um cliente vir um produto adora na página de Instagram da sua marca, pode comprá-lo diretamente na plataforma, sem precisar de navegar ente páginas. 

Esta integração entre plataformas deve ser fluída, coerente e segura. Ser omnipresente é primordial, e pode dar ao seu negócio o extra mile de que precisa. 

Ficou sem palavras? Utilize imagens!

Plataformas como o Google Lens ou o Bing Visual Search dispõem de uma série de ferramentas como cópia de texto, tradução de letreiros, ente outros, tudo através de imagens. Consegue fazer o upload de uma imagem e receber todas as informações sobre a mesma, sem precisar de escrever nada na barra de pesquisa do seu motor de busca. Não sabe o nome de uma flor? Tire-lhe uma fotografia e o Google dá-lhe a resposta.     
 

Como é que o marketing se aplica nesta estratégia?
 

Já deve ter reparado que quando gosta de determinado par de sapatos, aparecem-lhe sugestões semelhantes. Tudo isto  deve-se à inteligência visual dos nossos dispositivos, que conseguem subentender o que procuramos sem precisarmos de escrever. 

O 5G veio acelerar o seu sucesso!

A rede 5G já está em Portugal e assegura uma velocidade e conexão entre dispositivos nunca vistas! Aproveite para partilhar vídeos em 4K, fotografias em alta resolução e garantir processos de compra mais rápidos e fluídos.

 
 

O marketing de influência mudou.

Se até há bem pouco tempo as marcas procuravam digital influencers com o feed perfeitamente alinhado, o guarda-roupa perfeito e um estilo de vida confortável, saiba que este paradigma alterou. Durante a pandemia, os conteúdos reais e genuínos destacaram-se de todos os outros. Não se esqueça, o mundo em 2022 exige verdade.

Faça uma lista com todas as características da sua marca, como se de uma pessoa se tratasse. De seguida, encontre o seu influenciador com base nesses traços de personalidade. Procure alguém que se identifica com os seus produtos e acredite genuinamente naquilo que vende — acredite que os resultados vão ser surpreendentes!

 

Metaverso - o novo Universo!

O Metaverso é futurístico, empolgante e promissor: engloba realidade virtual, realidade aumentada e internet. A ideia é oferecer ao consumidor uma experiência imersiva que o transporte para um universo digital cada vez mais parecido com a realidade. Se para alguns isto pode parecer assustador, aconselhamos a substituir o medo por entusiasmo e a abraçar as oportunidades que este novo mundo pode trazer: por exemplo, pode testar os produtos digitalmente antes de dar-lhes forma física e as viagens que faz até lugares tropicais através de um ecrã de computador vão parecer reais.

Curiosidade: A Mars House foi a primeira casa totalmente digital no nosso mundo e já foi vendida por cerca de 500 mil euros. 

 

Whatsapp: Converse com os seus amigos, envie memes, e venda os seus produtos!

O WhatsApp marketing é uma aposta relativamente recente. Só precisa de adicionar um botão WhatsApp no seu site, para que os seus clientes o possam contactar de forma imediata! Pode e deve investir em publicidade online, através do WhatsApp Business, uma vertente do WhatsApp normal, direcionada para empresas. 

Melhorar o atendimento ao cliente, ganhar visibilidade, gerar vendas, estabelecer parcerias: as opções são muitas. Para saber como usufruir ao máximo desta app, fale connosco!
 

Todos nós gostamos de seguir indicações.

O referral marketing (em português: marketing de indicação) é um dos mais poderosos, no momento. Consiste em utilizarmos os nossos clientes como os porta-vozes da nossa marca, sendo que são eles que a sugerem a outras pessoas. De certeza que já viu alguém a pedir sugestões de marcas num Instagram Story, por exemplo. 

A pergunta é: como é que garantimos que a nossa marca é indicada a alguém?

Bem, first things first, o seu produto e/ou serviço tem de ser excecional. Contudo, o grande segredo está na experiência de compra. Ofereça vantagens exclusivas aos seus clientes: uma assinatura na Netflix, um dia de spa, um smart watch. Torne-se especial e destaque-se dos seus concorrentes. 

Podcasts: um escape dentro da nossa rotina!

Os podcasts não são uma novidade, mas continuam a ser tendência. Enquanto trabalha, no trânsito ou num domingo mais calmo, ouvir podcasts é a opção escolhida para muitas pessoas. Lembre-se que, em 2022, procuramos conteúdo genuíno e autêntico. Crie um tema, convide pessoas para entrevistas, discuta diferentes pontos de vista e demonstre o que sente.

Esta será uma oportunidade de ouro para as marcas se tornarem memoráveis e fazerem parte de assuntos discutidos globalmente.
 

Estar presente nem sempre é físico.

A pandemia que vivemos trouxe-nos contrariedades que nos levaram a criar soluções: os eventos presenciais deixaram de ser exclusivamente físicos e tornaram-se híbridos. Agora, é possível assistir a um workshop no conforto e segurança da sua casa. Por isso, é primordial que a sua empresa se adapte a este paradigma e aposte em eventos híbridos, que também podem ser exclusivamente online.
 

Não se recuse a ver a realidade aumentada.

Sabia que já é possível experimentar peças de roupa com provadores virtuais? Sabia que consegue escolher a sua próxima cor de cabelo numa app no seu smartphone? Sabia que pode ver como é que o sofá dos seus sonhos combina com a restante decoração da sua sala?

É verdade! A realidade aumentada veio para facilitar o processo de decisão de compra, através de uma interação virtual com os produtos, que nos permitem ter uma ideia clara daquilo que queremos escolher. Não fuja desta realidade e comece a pensar em estratégias para destacar o seu negócio.

 

Sem tempo para escrever? Só precisa de falar.

Um estudo da Deloitte confirmou: os smart speakers são a tecnologia de consumia com maior velocidade de adesão por parte do público, desde que os smartphones surgiram. Nos nossos telemóveis, já temos assistentes de voz que nos respondem ao que perguntamos, como se de um amigo se tratasse (um amigo bastante útil, podemos confirmar). Em 2022, esta tendência vai continuar a crescer.

A escolha correta de palavras-chave será um fator determinante na estratégia de voice SEO para a pesquisa por voz. Por exemplo, se está à procura de stand de automóveis no Google, provavelemente irá escrever "stand automóveis Porto". Se está à procura desse stand através de um sistema de pesquisa por voz, provavelmente irá dizer "Onde posso encontrar um stand de automóveis no Porto?”

Para esta adaptação, o melhor é falar com profissionais especializados que o podem ajudar da melhor forma. 

No more cookies third-party!

A privacidade é cada vez mais importante para os utilizadores e a utilização de cookies é um debatido globalmente. Como tal, em 2022, terá de garantir a segurança e sigilo dos dados que utiliza, sendo totalmente transparentes nas suas políticas de privacidade. Os primeiros a aderir a soluções sem cookies sem origem a terceiros estarão em vantagem: aposte em soluções adtech ou marchtech para obter dados de primeira fonte e aumentar a confiança por parte dos seus clientes. 
 

O produto é meu, o conteúdo é teu.

O conteúdo criado pelos utilizadores (ou UGC – User Generated Content) é uma das nossas tendências preferidas. Em 2022, convide os seguidores da sua marca a criar conteúdo com os seus produtos. Para além de estabelecer uma relação de proximidade com quem gosta da sua marca, vai certamente atrair a atenção de novos e potenciais clientes!

Este tipo de conteúdo é gratuito, criativo e autêntico: inclua-o já na sua estratégia de marketing!

De uma empresa para outra empresa.

O hábito de comunicar apenas para o consumidor final pertence ao passado. Em 2022, as empresas B2B (business to business) vão ter de apostar na sua presença digital e garantir que não passam despercebidas. Deverá selecionar as redes sociais que melhor se adaptam ao seu negócio, criar um blog no seu site que aborde os principais pontos da sua área de atuação e não se esqueça de partilhar conteúdo sobre as parcerias de sucesso que tem com outras empresas. 

 

Se não é amigo do ambiente, eu não compro.

Segundo o The Global Marketing Trends Consumer Survey, a sustentabilidade é o critério principal para um terço dos consumidores até aos 25 anos, na compra de produtos de beleza e higiene pessoal. O meio ambiente e a sua preservação é um tema que levanta preocupações a nível mundial, e os consumidores são cada vez mais exigentes neste aspeto. Em 2022, reforce as características dos seus produtos que têm um impacto positivo no planeta Terra. 

 

Slow content: menos é mais.

Queremos começar por dizer que é importante ser consistente, sempre. Ou seja, deverá continuar a publicar regularmente, mas deve ter atenção redobrada com a qualidade e relevância daquilo que publica. 

Estas perguntas ajudam:

Este post esclarece alguma dúvida?
Este post é inspirador?
Este post diz algo de novo?
Este post é solidário?
Este post é motivador?
Este post promove o meu produto?
Este post espelha a personalidade da minha marca?
Este post é autêntico?
Este post é original?


Se a resposta for "sim" a qualquer uma destas perguntas, então vá em frente e publique. 

"A diversidade é a única coisa que todos temos em comum."

Foi Winston Churchill que disse, e nós concordamos. Em 2022, os seus conteúdos deverão incluir pessoas de diferentes idades, géneros, orientações sexuais, etnias e estilos de vida. Os consumidores exigem que as marcas se preocupem com questões sociais e de inclusão, por isso, aposte na diversidade e contribua para um mundo mais igualitário e justo. 

 

Por último, mas talvez o mais importante: Transparência.

Fechamos a nossa lista de 22 tendências de marketing para 2022 com uma palavra que se aplica a todas elas: transparência. 

Verificamos que existe uma tendência para a criação de um mundo cada vez mais virtual, onde as experiências imersivas terão um destaque crescente nas nossas vidas. Talvez por isso seja tão importante partilhar o lado humano das nossas marcas. Por isso, seja transparente, seja autêntico. Reforce e intensifique a sua presença digital. Pense de forma global, e contribua ativamente para a preservação do nosso mundo, através da escolha de práticas sustentáveis. Fale diretamente com os seus clientes, partilhe conteúdo dos seus colaboradores. Facilite processos de compra, reforce a privacidade dos utilizadores. Escreva melhor, e posicione a sua marca.


O mundo é seu, e está cheio de oportunidades. 

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