Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

04 Maio 2021

Checkout simplificado: porque deve incluí-lo já no seu e-commerce!

Se já comprou online, está familiarizado com a péssima experiência de ser obrigado a preencher uma infinidade de campos para terminar a sua compra. De facto, é tão desagrável e maçador que muitos utilizadores acabam por desistir da compra e abandonar o carrinho de compras.

As rotinas agitadas e as compras por impulso não são compatíveis com checkouts complexos. Por isso, quantos mais passos o seu cliente tiver de concluir para finalizar a compra, maior é a probabilidade de o perder pelo caminho. É aqui que entra o checkout simplificado. 

Se ainda não tem esta opção no seu e-commerce, fique por aí. Vamos explicar porque o deve fazer assim que possível. 

Checkout simplificado - o que é?

O checkout simplificado permite que o cliente faça uma compra online sem ter obrigatoriamente de fazer registo. Segundo um estudo da SaleCycle, uma empresa norte-americana de marketing comportamental, 23% dos utilizadores apontam a obrigatoriedade de criação de conta pessoal como principal motivo para abandonarem o carrinho de compras e desistir da venda. 

O checkout simplificado, ou compra sem registo, como também é conhecido, é a forma mais rápida, simples e fácil de fazer uma compra online, uma vez que só pede ao utilizador a informação estritamente necessária para terminar o pedido.  

Como fazer um checkout simplificado?

A primeira coisa a fazer é definir prioridades. Decida o que é realmente importante para conseguir fazer a transação e enviar a encomenda: nome, e-mail, endereço de entrega, informações de pagamento… Tudo o que não for necessário, deixe para mais tarde. 

Questões como preferências de e-mail marketing e informações pessoais para fazer envios segmentados e personalizados, como o dia de aniversário por exemplo, deixe para depois. Sim, mesmo que seja a primeira compra do cliente. Se a experiência for positiva, o cliente voltará e, aí sim, poderá fazer outras perguntas. 

Acima de tudo, não force o registo. Seja transparente, diga claramente que tem as duas opções e deixe a bola do lado do utilizador. Se quiser mesmo que este faça o registo, ofereça algo em troca: um código de desconto, por exemplo. 

Já percebeu a importância de ter um checkout simplificado no seu e-commerce? No fundo, trata-se de dar ao cliente o que ele quer, melhorando a experiência de compra e fazendo-o querer voltar. 

Mas já que falamos em e-commerce e incentivos à compra, deixamos quatro boas práticas que deve incluir no checkout do seu e-commerce. 

4 boas práticas a incluir no checkout do seu e-commerce

1. Velocidade 

Se o seu site pausar ou demorar muito tempo a carregar entre passos, está a arriscar perder um cliente. Certifique-se que o seu site é leve, que carrega rapidamente e que não tem grandes intervalos de espera durante o processo de checkout. 

2. Indicadores de progresso 

Mostre ao cliente em que fase do checkout se encontra e quantas faltam para terminar: carrinho de compras, informações como nome, endereço de entrega e pagamento. Incluir uma barra de progresso no topo da página já ajuda muito, por exemplo. 

3. Inclua CTA’s

Estes são fundamentais para todo o processo de checkout e influenciam as tomadas de decisão dos utilizadores. Botões de acesso ao carrinho de compras, de cálculo de portes de envio, de adicionar um cupão de desconto e finalização de compra influenciam a experiência e navegação do utilizador. 

4. Melhore a experiência móvel 

Vivemos na era da mobilidade. Os telemóveis fazem parte da nossa vida e os utilizadores querem todas as possibilidades na palma da sua mão. Por isso, todos os elementos acima mencionados são ainda mais relevantes nos dispositivos móveis. Em smartphone, onde a navegação entre janelas é menos simples, é ainda mais importante que o processo de checkout seja o mais fluído quanto possível.

Já está convencido das vantagens do checkout simplificado no seu e-commerce? Se precisar de ajuda, pode sempre contar connosco e com a nossa equipa especializada no desenvolvimento e melhoria de lojas online. Fale connosco!  

+ informações

+ informações

Como gerar leads realmente interessadas no seu negócio Como criar um serviço de pós-venda que realmente fidelize clientes
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.