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15 Janeiro 2019

Como criar uma landing page de sucesso

Uma landing page de sucesso é uma página de destino autónoma de um website que visa uma ação específica: captar leads ao recolher as informações dos visitantes (email ou outros dados biográficos).

Para criar uma landing page de sucesso é necessário compreender os visitantes do seu website e saber o que os leva a tomar determinadas decisões. Saiba como criar uma landing page de sucesso ao seguir os 6 pontos seguintes e aumente as taxas de conversão da sua página de destino.

1. Entenda o seu público-alvo e defina metas claras

Antes de criar uma landing page, é necessário ter uma ideia clara de quem é o seu público-alvo e tomar decisões em relação ao design e ao copywriting para a web mais adequados com base nesses dados demográficos.

É fundamental que defina metas e objetivos claros para a sua landing page de modo a medir com exatidão o sucesso da respetiva página de destino.

2. Inclua os elementos essenciais para criar uma landing page bem-sucedida

Independentemente do objetivo que pretenda atingir, há vários elementos essenciais que qualquer landing page bem-sucedida deverá ter.

São eles:

✓ Título numa landing page

Para criar com êxito uma landing page deverá incluir um título simples e persuasivo que chame a atenção dos utilizadores e lhes dê uma ideia imediata do que está a ser oferecido (e-book, newsletter, amostra, entre outras opções).

✓ Call-to-action numa landing page

Na criação de uma landing page, o botão de call-to-action (CTA) é um dos elementos mais importantes da sua página de destino. Ele é estrategicamente colocado e ajuda a direcionar os utilizadores para o seu funil de vendas e para a ação que você deseja que eles realizem.

✓ Formulário de captação de lead numa landing page

De modo a recolher facilmente as informações dos visitantes, é preciso incluir um formulário que esteja otimizado às suas necessidades. O conteúdo recolhido e os campos que devem ser incluídos nesse mesmo formulário devem ser cuidadosamente escolhidos e trabalhados.

Os formulários de captação de lead curtos são mais apropriados para quem quer recolher um maior número de leads; os formulários de captação de lead longos são os ideais para quem quer ter leads mais qualificadas.Determine qual a abordagem que funciona melhor para transformar a sua página de destino numa landing page perfeita e ajuste o seu formulário de captação de lead em conformidade.

As leads podem ser provenientes de campanhas de email, links em redes sociais, blog posts, anúncios no Facebook e Google Ads (rede de pesquisa ou de display).

3. Desenhe a landing page sem nunca se esquecer do utilizador

Para desenvolver uma landing page de sucesso certifique-se de que os elementos da sua marca têm destaque na sua página de destino para, dessa maneira, ajudar os utilizadores a estabelecer uma conexão entre eles e a sua empresa.

As landing pages devem ser desenhadas para captar a atenção dos visitantes e, como tal, devem ser usados gráficos ou imagens relevantes ou vídeos para criarem um maior compromisso entre todos os intervenientes.

O design da sua landing page deverá parecer profissional, caso contrário os utilizadores não se sentem confortáveis e confiantes em deixar as suas informações ou dados para contacto.

Dicas para tornar a sua landing page mais atrativa
No desenvolvimento de uma landing page bem conseguida, há várias dicas que devem ser seguidas para que a sua página de destino seja mais atrativa, como por exemplo:

✓ Usar uma caixa para destacar o conteúdo mais importante – assim o call-to-action fica mais visível na landing page e é mais fácil de ser preenchido.

✓ Jogar com o contraste de cores para destacar uma área específica – use cores fortes apenas para destacar o que deseja chamar a atenção (a cor verde e vermelha são bons exemplos).

✓ Incluir setas para levar o leitor a tomar uma determinada ação.

✓ Destacar o Call-to-Action para direcionar o visitante num funil de vendas e comunicar de uma maneira simples e direta para tranquilizar o utilizador que as suas informações estão protegidas.

✓ Carregar pouca informação na landing page – é preferível ter pouco conteúdo para não dispersar a atenção dos visitantes.

✓ Introduzir gráficos e imagens de qualidade e relevantes para a respetiva página de destino.

✓ Não colocar links ou outros tipos de opções de navegação para não dar qualquer “ponto de fuga” aos utilizadores – eles devem apenas introduzir os seus dados e realizar uma conversão ou fechar a página.

✓ Não esquecer nunca o mobile uma landing page bem-sucedida deverá ser responsiva e estar otimizada para mobile, dado que hoje em dia essa é a maior fonte de tráfego da internet.

4. O conteúdo é rei na criação de uma landing page perfeita

Para desenvolver uma landing page extraordinária é necessário que o conteúdo da sua página de destino seja adaptado ao seu público e escrito de maneira a chamar a sua atenção – todo o conteúdo deve direcionar o utilizador para esse objetivo.

Na internet o conteúdo é rei e para que consiga criar uma landing page perfeita, deverá ser capaz de criar conteúdo simples, eficaz e que tenha a capacidade de ir diretamente ao assunto em questão sem que o utilizador tenha que ler grandes quantidades de informação.

Considere usar títulos curtos e listas com marcas e numerações para simplificar e enriquecer a sua landing page.

5. Construa relações de confiança com os utilizadores para criar uma landing page de sucesso

Se está a pedir a um determinado utilizador que ele preencha um formulário com informações pessoais, é necessário que, em primeiro lugar, crie uma relação de confiança com ele.

Ao incluir uma prova social na sua landing page está a transmitir uma maior credibilidade à sua página de destino, o que é uma ótima forma de ganhar a confiança dos seus públicos.

Nesse sentido, deve adicionar reviews, classificações ou testemunhos para mostrar os benefícios únicos que a sua landing page oferece aos utilizadores.

6. Faça testes e melhoramentos constantes à sua landing page

A realização de testes é fundamental para criar uma landing page impecável – os testes A/B funcionam muito bem dado que mostram as possibilidades que geram mais conversões.

É natural que tenha que fazer ajustes e/ou melhoramentos à sua landing page para determinar quais as técnicas de inbound marketing usadas ou os elementos com que a sua audiência interage e responde melhor.

Para criar com êxito uma landing page também é necessário usar técnicas de SEO, nomeadamente nas palavras-chave a usar, no título da página, na meta descrição, nos atributos Alt e Title das imagens, entre outros elementos que ajudam a sua página a obter uma melhor posição nos motores de pesquisa.

O monitoramento e as melhorias constantes realizadas a uma landing page contribuem de sobremaneira para a maximização do potencial e da taxa de conversão de uma landing page.

A criação de uma landing page de sucesso é, sem dúvida, uma ação de extrema importância a ser usada numa estratégia global de marketing. A Netgócio pode ajudá-lo a melhorar a estratégia de marketing da sua empresa ao desenvolver as melhores e mais completas landing pages.

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a captar leads para o seu negócio.

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