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15 Janeiro 2019

Como criar uma landing page de sucesso

Uma landing page de sucesso é uma página de destino autónoma de um website que visa uma ação específica: captar leads e recolher informações de contactos dos visitantes, como e-mail ou telefone.


Para criar uma landing page de sucesso é necessário compreender os seus visitantes e potenciais clientes: o que procuram, como procuram e que fatores influenciam as suas tomadas de decisão. Siga os 6 pontos seguintes e saiba como criar uma landing page que aumente as taxas de conversão.

 

1. Entenda o seu público-alvo e defina metas claras

Antes de criar uma landing page, é necessário ter uma ideia clara de quem é o seu público-alvo. Só assim conseguirá tomar decisões de design e copywriting adequadas o seu público e com as  quais este se identifique.

Por exemplo, se o público-alvo está na casa dos 18-25 anos, a comunicação deverá ser descontraída, leve e um pouco arrojada. Por outro lado, se o objetivo é atingir uma audiência dos 50 aos 65 anos, a abordagem seria completamente diferente. 

É fundamental que defina metas e objetivos claros para a sua landing page, de modo a medir com exatidão o sucesso da mesma. Assim, poderá fazer ajustes e alterações que a tornem uma verdadeira máquina de conversão! 

2. Não abra mão dos elementos base de qualquer landing page

Independentemente do objetivo que pretende atingir, do produto ou serviço que quer vender ou da audiência que quer impactar, há um conjunto de elementos essenciais que todas as landing pages vencedores têm. São eles: 

✓ Título da landing page

Para criar uma landing page de sucesso deverá incluir um título simples e persuasivo que chame a atenção dos utilizadores. Nesta fase, não complique! Transmita uma ideia imediata do que está a oferecer: um e-book, newsletter ou amostra, por exemplo. 


✓ A importância dos CTA numa landing page

Numa landing page, o botão de CTA (Call To Action) é um dos elementos mais importantes, pois é ele que vai levar os utilizadores a interagirem com o seu site. Ao ser estrategicamente colocado numa página, ajuda a direcionar o público para o funil de vendas e para a ação que pretende que realize. 

Os CTA devem ser concisos, simples e apelativos, como por exemplo: “Inscreva-se gratuitamente”, “Agendar uma visita” ou “Pedir um orçamento sem compromisso”. 


✓ Formulário de captação de leads numa landing page

Para que possa recolher facilmente informações de contacto dos visitantes, é essencial que incluia um formulário. O conteúdo recolhido e os campos incluídos devem ser cuidadosamente escolhidos e trabalhados, mas no momento certo. Procure encontrar o equilíbrio: não mace as pessoas com demasiadas perguntas, mas aproveite o momento para captar informação importante para nutrir a lead que acabou de conquistar. 


Os formulários de captação de leads curtos são mais apropriados para quem quer recolher um grande número de leads. Já os formulários de captação de leads longos são ideais para quem procura obter leads mais qualificadas. Determine que abordagem funciona melhor para a sua landing page e para a sua audiência em específico. 


As leads podem ser provenientes de campanhas de e-mail, links partilhados nas redes sociais, posts em blog, anúncios no Facebook ou no Google Ads, quer em rede de pesquisa ou de display.

3. Desenhe a landing page sem esquecer o utilizador

Para desenvolver uma landing page de sucesso certifique-se de que os elementos da sua marca têm destaque na página, ajudando a que se crie uma relação com o utilizador. 


As landing pages devem ser desenhadas para captar a atenção dos visitantes. Por isso mesmo, é fundamental que utilize elementos gráficos, imagens e vídeos relevantes que criem uma relação de empatia. Mas como criar uma landing page? Existem templates que o podem ajudar, mas não há nada como desenvolver uma tendo em conta a sua marca e objetivos. 


Por um lado, o design da landing page deverá ser sóbrio e profissional, refletindo autoridade e conhecimento no seu serviço ou produto. Por outro lado, deve incluir elementos mais descontraídos que deixem os utilizadores mais confortáveis e confiantes em deixar as suas informações de contacto.


Confira estas 8 dicas para tornar a sua landing page mais atrativa:


Usar uma caixa para destacar o conteúdo mais importante. Assim o CTA fica mais visível na landing page e é mais fácil de ser preenchido;


Jogar com o contraste de cores para destacar uma área específica. Use cores fortes, como verde e vermelho, apenas para destacar o mais importante; 


Incluir setas para levar o leitor a executar uma determinada ação;


Comunicar de forma simples, informando o utilizador de que os seus dados e informações de contacto estão protegidos;


Não sobrecarregar a landing page com demasiada informação. É preferível ter pouco conteúdo para não dispersar a atenção dos visitantes;


Introduzir elementos gráficos,  imagens e vídeos relevantes e de qualidade;


Atenção aos pontos de fuga. Não coloque links ou outras opções de navegação para não dar ao utilizador qualquer “ponto de fuga”. O objetivo é que o pública possa apenas introduzir os seus dados e realizar uma conversão ou fechar a página;


Não esquecer nunca o mobile! Uma landing page bem sucedida deverá ser responsiva e estar otimizada para mobile.

 

4. O conteúdo é rei!

Como em tudo no marketing digital, o conteúdo certo é uma arma poderosa. Para desenvolver uma landing page extraordinária é importante que o conteúdo seja adaptado ao seu público, seja apelativo, simples, direito, interessante e leve o utilizador a cumprir com um objetivo.

Considere usar títulos curtos e listas com marcas, numerações ou ícones para simplificar e enriquecer a sua landing page.

Porém, não deverá colocar toda a informação na landing page: ofereça o essencial, desperte curiosidades e incentive o utilizador a deixar o seu contacto para receber mais conteúdos. 

5. Construa relações de confiança com os utilizadores

Se está a pedir a um utilizador que preencha um formulário com informações pessoais, é necessário que antes de tudo ofereça sinais de segurança, abrindo espaço para uma relação de confiança. 

Para transmitir mais credibilidade e conquistar a confiabilidade do público, uma boa estratégia é incluir uma prova social, como reviews, classificações ou testemunhos que comuniquem os benefícios da sua marca, produto ou serviço.  

6. Faça testes e melhorias constantes à sua landing page

É natural que tenha que fazer ajustes e melhoramentos à sua landing page para determinar quais as técnicas e elementos com que a sua audiência interage melhor. A monitorização e as melhorias constantes realizadas numa landing page contribuem para a maximização do potencial e da taxa de conversão de uma landing page. 

Testes A/B tendem a funcionar muito bem e oferecem conclusões muito interessantes. 

Também é importante que não se esqueça de usar técnicas de SEO, nomeadamente nas palavras-chave do título da página, da meta description, dos atributos Alt e Title das imagens, entre outros elementos que em conjunto ajudam a sua página a obter uma melhor posição nos motores de pesquisa. Conheça aqui a importância do SEO para empresas. 

A Netgócio pode ajudá-lo a melhorar a estratégia de marketing da sua empresa e a desenvolver as melhores e mais completas landing pages. 

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a captar leads para o seu negócio.

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