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11 Março 2019

Como criar uma newsletter que as pessoas gostem de receber

As newsletters são uma ótima ferramenta de email marketing para interagir e manter o seu público informado acerca dos principais conteúdos, novidades e atividades da sua empresa.

Elas são pessoais, direcionadas e consistentes e, quando bem construídas, são um canal de comunicação extremamente importante e eficaz para o seu negócio. Saiba como criar uma newsletter que as pessoas gostem de receber e conquiste um maior número de subscritores.

Escolha o foco da sua newsletter

O foco da sua newsletter será crucial para determinar a interação que ela terá com o seu público. No entanto, criar o tipo de newsletter mais adequada e o conteúdo a ser usado é a parte mais difícil.

É importante saber quem são os seus leitores para saber para quem está a escrever. Dessa forma, experimente e tenha uma ideia dos assuntos de que eles gostam, saiba em quais setores trabalham e quais os tópicos ou temas que lhes chamam mais a atenção. Só assim conseguirá escrever conteúdos relevantes para a sua audiência, recorrendo às melhores práticas de copywriting para a web.

Uma boa maneira de descobrir em que se deve focar a sua newsletter passa por fazer várias versões da mesma e testá-las em conformidade. Faça pesquisas e sondagens aos seus subscritores e pergunte-lhes diretamente sobre o que eles gostariam de encontrar na respetiva newsletter.

A maioria das newsletters tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo: dar a conhecer um novo produto, divulgar um novo artigo ou indicar os posts mais populares das redes sociais, entre outros conteúdos, e isso não faz muito sentido. É necessário escolher o foco e manter-se fiel a ele para que os seus leitores saibam o que esperar da sua newsletter.

Crie uma newsletter simples e cativante

As pessoas dedicam cada vez menos tempo para a consulta da sua caixa de emails e, na maioria das vezes, preferem ler um post ou notícia num blog a um email. Elas precisam de entender de forma imediata o objetivo da sua newsletter assim que a abrem e é por isso que o seu conteúdo deve ser simples e direto.

A simplicidade na criação de uma newsletter é fundamental para a sua legibilidade e é necessário que seja criativo na escolha do assunto - tentar ter sempre um assunto diferente e criativo para cada newsletter que enviar.

Tenha em consideração que os leitores podem não saber exatamente o que esperar quando subscrevem a sua newsletter. Dessa forma, é uma mais-valia colocar uma breve descrição do que vão encontrar na respetiva página de subscrição ou no email de boas-vindas.

Inclua conteúdo de terceiros

A sua newsletter não tem necessariamente de ser sobre a sua empresa.

Incorporar conteúdo de líderes ou influenciadores da sua área de negócio é uma ótima maneira de divulgar e posicionar a sua marca junto dos principais especialistas. Para o conseguir, inclua citações, tweets ou links para os conteúdos dos parceiros das suas marcas relacionadas preferidas.

Colaborar com outras pessoas é também uma maneira eficaz de aumentar a lista de subscritores da sua newsletter. Procure por outras pessoas ou empresas que enviam newsletters para uma audiência semelhante à sua e interaja e coopere com elas na promoção dos seus conteúdos. Assim a sua newsletter será ainda mais autêntica e confiável.

Use as redes sociais para despertar interesse na sua newsletter

O Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, entre outras redes sociais, são canais de comunicação incrivelmente eficazes para animar e despertar a curiosidade nas pessoas.

Tem alguma notícia bombástica ou conteúdo exclusivo para incluir na próxima newsletter da sua empresa? Então prepare um pequeno trecho sobre esse assunto e revele-o nas redes sociais (sem levantar muito o véu) para criar algum burburinho em relação ao mesmo.

Fale sobre o que os leitores podem esperar na próxima newsletter e explique-lhes porque a devem subscrever – não se esqueça de incluir um apelo à ação. As pessoas ficarão ansiosas por saber mais e receberão de bom grado a sua newsletter.

Utilize conteúdos gerados pelos utilizadores

Uma das formas mais eficazes para criar uma newsletter mais envolvente passa por transferir o foco da empresa para os seus utilizadores, público-alvo e até funcionários e parceiros.

Utilize conteúdo especificamente criado pela comunidade que segue a sua empresa e apresente-o na sua newsletter, como por exemplo comentários realizados nos artigos do blog ou nas redes sociais, reviews de determinados produtos ou respostas a dúvidas de clientes.

É uma forma simples de acrescentar mais humanidade à criação da sua newsletter, o que vai permitir com que as pessoas se sintam mais integradas e valorizadas por fazerem parte da comunicação da sua empresa.

Ligue-se aos eventos e assuntos mais populares do momento

Dependendo da natureza da newsletter, poderá ser vantajoso para a sua empresa associar-se a eventos ou assuntos mais populares do momento.

A maneira como aborda as novas tendências na criação de uma newsletter, poderá fazer com que a sua empresa também seja falada ou destacada por isso mesmo e isso é uma mais-valia incalculável.

Seja consistente mas forneça algo único

A sua newsletter atual apenas divulga tudo o que a sua empresa está a fazer no blog, website ou redes sociais? Se é esse o caso, é preciso trabalhá-la um pouco mais para que os seus leitores a desejem mesmo receber.

A sua newsletter deverá fornecer ao público algo que ele não consegue encontrar noutros canais. Para o conseguir é necessário aperfeiçoar o tom da comunicação usado e o visual da sua newsletter para que ela se torne o mais completa possível. Assim, conseguirá ter uma maior taxa de abertura das suas newsletters e um maior número de subscritores da mesma.

A sua empresa já envia newsletters apropriadas ao seu público-alvo? A Netgócio é especialista no desenvolvimento de soluções web e pode ajudá-lo a estabelecer uma estratégia de email marketing apropriada na comunicação contínua dos serviços, produtos, promoções ou novidades da sua marca.

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a enviar newsletters únicas que as pessoas gostem de receber.

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