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14 Fevereiro 2020

Como o e-mail marketing pode aumentar as vendas da sua empresa

Enquanto uns fazem sentenças de morte do e-mail marketing, outros aproveitam-no e aumentam as vendas da sua empresa. Não, o e-mail marketing não está morto. Aliás, está bem e recomenda-se! Feito de forma segmentada, pensado estrategicamente e com conteúdo relevante e de qualidade, o e-mail marketing pode mesmo aumentar as vendas online da sua empresa. No artigo de hoje, vamos explicar como e porquê.

Enquanto uns fazem sentenças de morte do e-mail marketing, outros aproveitam-no e aumentam as vendas da sua empresa. Não, o e-mail marketing não está morto. Aliás, está bem e recomenda-se! Feito de forma segmentada, pensado estrategicamente e com conteúdo relevante e de qualidade, o e-mail marketing pode mesmo aumentar as vendas online da sua empresa. No artigo de hoje, vamos explicar como e porquê. 

Segmentação: a chave do e-mail marketing

A segmentação não é nada mais que a identificação de um grupo que partilha as mesmas características. Se tiver uma grande base de dados, é aconselhável que a segmente por listas e, assim, comunique de forma segmentada e personalizada com cada uma delas, dando-lhes apenas conteúdo que querem mesmo receber. 

No momento em que alguém se regista para receber as suas comunicações por e-mail, pode perguntar diretamente que tipo de conteúdo deseja receber. Desta forma, não terá de a maçar com conteúdo que não lhe interesse e pode personalizar os e-mails conforme o seu perfil. 

A lista de e-mails é um bem precioso para a sua empresa, por isso, trate-a bem! Se tem um determinado contacto na sua lista é porque em algum momento ele mostrou interesse na sua marca ou produto. Trate bem estas pessoas, ofereça-lhe conteúdo de interesse e, claro, de acordo com os seus interesses.

Por exemplo, imagine uma loja online de puericultura. Se alguém comprou ou pesquisou sobre biberões e bombas de tirar leite, pode ser interessante oferecer-lhe conteúdo relacionado com sutiãs de amamentação. 

Como gerar leads? 

Algumas questões colocadas por quem está a começar a desenvolver uma estratégia de e-mail marketing são para quem enviar, onde arranjar e-mails ou como saber se as pessoas mesmo estão interessadas no produto ou serviço? 

Se não tiver uma base de dados para quem comunicar, pode criar uma landing page, um pop up ou desenvolver um e-book gratuito. Estas são apenas 3 formas de conseguir angariar contactos para receber as suas campanhas de e-mail marketing, mas com alguma criatividade pode encontrar muitas mais.

O conteúdo é rei

Um dos segredos do marketing digital e do e-mail marketing é o conteúdo. De nada vale encher o seu público com imensos e-mails se ele não quer receber determinado tipo de conteúdo. A partir da segmentação da base de dados que falamos acima, é fulcral que ofereça às suas listas conteúdo relevante e de qualidade. De outra forma, os e-mails terão baixíssimas taxas de cliques e de abertura, podendo começar a ser enviados diretamente para o SPAM (Sending and Posting Advertisement in Mass). 

Que tipo de conteúdo deve então enviar para os seus clientes? O conteúdo a enviar às suas listas depende muito da fase do funil de vendas em que essa lista se encontra. Por exemplo: comunicar para uma audiência fria que nunca ouviu falar da marca é diferente de comunicar para uma audiência quente, que está a um argumento de distância de passar à ação e converter numa venda. 

Comece, por exemplo, com um e-mail de boas vindas. Faça com que o seu contacto se sinta parte da família, oferecendo um desconto na primeira compra, o que também é uma forma de impulsionar a compra. Posteriormente, quando já tiver uma comunicação por e-mail mais regular, saia da rotina e ofereça ao seu público algo que ele não esteja à espera, por exemplo, partilhando conhecimento e posicionando-se como um expertise na área. 
 

Excelente relação custo-benefício

O e-mail marketing é uma das estratégias com um custo mais baixo. Assim como nas estratégias offline, continua a haver a necessidade de criar conteúdo e o design, mas é bem mais simples entregar comunicações por e-mail do que porta a porta. Hoje em dia, as plataformas de envio de e-mail têm planos gratuitos muito interessantes com acesso a muitas funcionalidades: integrar listas de e-mails, segmentá-las, criar templates personalizados, agendar e enviar milhares de e-mails em poucos minutos e analisar os dados de cada campanha, através de reports detalhados. 

A plataforma de e-mail marketing a escolher para a sua empresa depende de muitos fatores: a dimensão da sua base de dados, se há tendência para esta se tornar maior, a regularidade com que pensa comunicar por e-mail, o quão descritivos quer os seus reports, etc. 

Permite uma grande interatividade entre a marca e o seu público

O e-mail marketing tem a vantagem de permitir uma boa interatividade entre marca e consumidor: em apenas um click, o leitor pode saltar diretamente para no seu site, blog ou loja online e ver os seus produtos, estando um passo mais próximo de fazer uma compra. 

Ao desenvolver uma campanha de e-mail marketing é necessário que antes de tudo se defina um objetivo claro, como por exemplo: gerar mais vendas ou ter mais cliques no site. Mas como levar o seu público a clicar nos links para o seu site? Uma estratégia para fazer com as hiperligações de um link tenham mais destaque e, consequentemente, mais cliques, é a utilização de CTA - Call to Action. Expressões como “Comprar já!” ou “Utilizar cupão de desconto” são claras quanto ao objetivo e ao que está do outro lado de uma hiperligação. 

Para além de hiperligações para o seu site, as newsletters podem ter imagens, vídeos, animações, links para as redes sociais ou para aquilo que acha pertinente para suportar a campanha. 

Capacidade de análise

No offline, precisaria de algumas semanas para conseguir avaliar os resultados das suas campanhas. Com o e-mail marketing pode avaliar os resultados das suas campanhas quando quiser, identificar os melhores horários e dias para enviar os seus e-mails e ter feedback de taxa de abertura, de cliques ou de retorno ao minuto, por exemplo. 

As plataformas de e-mail marketing oferecem reports completos e detalhados sobre o desempenho das suas campanhas, permitindo fazem uma avaliação contínua relativamente, por exemplo, aos assuntos que estão a funcionar pior e melhor e adaptar muito rapidamente aquilo que está a correr menos bem. 

Pode recorrer aos testes A/B para perceber que modelo, template ou conteúdo funciona melhor e, no fim, escolher a melhor opção de forma a aumentar a taxa de conversão. 

Criar relações com clientes 

Os e-mails são uma ótima forma de criar uma relação de confiança com o seu público: não são tão invasivos como um telefonema nem passam tão despercebidos como um post nas redes sociais. 

A par de uma boa estratégia de conteúdo, o e-mail marketing permite construir uma relação duradoura com o seu público, partilhando conhecimento, oferecendo descontos, fazendo pequenos lembretes ou comunicando fora da rotina, por exemplo.

Uma forma de construir uma relação mais próxima com o seu público é fazer com que o e-mail pareça escrito especialmente para pessoa que o está a ler, que só é possível com segmentação, ou utilizar a 2ª pessoa do singular e não plural, ou seja, tu ou você e não nós ou vocês. Também é uma boa estratégia começar com um Olá! e terminar com uma assinatura.  

Mesmo que o seu produto ou serviço não sejam vendidos por impulsivo e seja necessário ter um longo período de decisão, o e-mail marketing ajuda a educar o seu público e convencê-lo que o seu produto/serviço é melhor, traz mais benefícios, etc. 
 
O e-mail marketing é apenas uma das várias ferramentas que pode adotar para aumentar os resultados online da sua empresa. Informe-se com a Netgócio relativamente ao que é melhor para o seu caso e comece já a crescer! 

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