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14 Agosto 2019

Como fazer uma boa gestão das redes sociais para aumentar as vendas do seu ecommerce

Pode parecer inacreditável, mas, hoje em dia, há marcas que não investem nas redes sociais para divulgar os produtos ou serviços da sua empresa. E há ainda outras que apenas abrem uma página de Facebook do seu negócio e pensam que isso é suficiente para terem uma presença forte e bem gerida nas redes sociais. E a realidade é bem diferente!
 

As empresas precisam (e muito!) de fazerem uma ótima gestão das redes sociais e devem compreender que as redes sociais são altamente competitivas e que o investimento monetário traz uma grande vantagem. No entanto, uma boa base orgânica, isto é, sem investimento, é crucial para o sucesso de qualquer negócio nas redes sociais.
 

Saiba como o poderá fazer em seguida de modo a aumentar as possibilidades de vendas do seu ecommerce.

Conheça o seu público-alvo como a palma da sua mão

Para que a sua empresa seja reconhecida como uma autoridade nas redes sociais, é necessário que você conheça o público-alvo do seu negócio de forma aprofundada, nomeadamente os seus hábitos de consumo, interesses, preferências, preocupações, comportamentos, linguagem, temas aos quais são mais sensíveis, entre outros aspetos igualmente importantes.
 

Só dessa maneira é que conseguirá ser um bom gestor de redes sociais, pois irá criar conteúdo genuíno, “fresco”, duradouro e interessante (Evergreen Content) e estreitar laços de afetividade com os seus seguidores sociais.
 

Se o seu público reage bem a um determinado tipo de publicação, é natural que aposte mais nesse formato ou tema. Contudo, é importante manter a variedade e continuar a testar diferentes tipos de publicação.

Perceba quais as redes sociais que funcionam melhor para o seu negócio

As empresas devem ter consciência que não precisam de estar presentes em todas as redes sociais para serem mais conhecidas ou terem uma maior exposição dos produtos ou serviços da sua marca. No entanto, o investimento que é feito na rede social mais apropriada para a sua empresa pode ser uma aposta certeira para o seu negócio.
 

Vejamos o exemplo de uma loja de roupa que vende online:
 

Este tipo de ecommerce costuma ser muito bem-sucedido na rede social Instagram porque as marcas de roupa que, por norma, lá se encontram debruçam-se muito sobre a qualidade fotográfica dos seus produtos e isso é uma mais-valia admirável para os seguidores desta rede social (maioritariamente jovens e independentes).

 

E se forem produtos ou serviços mais técnicos?
 

Contudo, se se tratar de um negócio B2B, como uma empresa que vende soluções de software por exemplo, o LinkedIn poderá ser a melhor rede social para divulgar os seus serviços e produtos tendo em conta que se trata de uma plataforma social para profissionais.

Algumas ações que o podem ajudar no aumento das vendas do seu ecommerce nas redes sociais

Há várias ações que podem (e devem!) ser colocadas em prática nas redes sociais com o objetivo de o ajudar a alavancar as vendas do seu negócio online. Destacam-se as seguintes:

Utilize o Instagram Shopping para marcar os seus produtos nas suas publicações. Assim, aumentará a visibilidade dos seus produtos, o tráfego para o seu site e a probabilidade de vender mais online.

Crie um quadro de inspiração no Pinterest que ilustre as mais-valias dos seus produtos ou serviços, pois é uma forma de oferecer conteúdos de qualidade aos seus seguidores.

Participe em vários grupos de Facebook que estejam relacionados com a sua área de atividade ou crie um grupo de Facebook referente ao seu negócio para aumentar a sua autoridade social.

✓ Dirija-se às pessoas e marcas influentes que representam o seu mercado-alvo quando assim for relevante e identifique-as nos seus posts de modo a divulgar a sua marca e os seus produtos.

✓ Execute uma campanha de marketing de influencers para que estes, como o próprio nome indica, intercedam e influenciem os seus seguidores. Alguns influenciadores solicitam um produto da sua marca em troca da respetiva divulgação, ao passo que outros exigem um pagamento específico. Avalie sempre o custo e o retorno previsto da campanha. Para isso, poderá pedir ao influencer que partilhe consigo as suas estatísticas do Instagram.

✓ Na estratégia de social media que escolher para a sua empresa, opte sempre pela escolha de influenciadores que tenham um conjunto de valores semelhantes aos da sua marca.

✓ Seja ativo na utilização das #hashtags mais apropriadas para cada rede social - no Twitter deve usar poucas, no Instagram muitas e no Facebook não deve usar nenhuma.

✓ Utilize imagens com pouco ou nenhum texto, uma vez que assim podem ser promovidas (impulsionadas) com mais sucesso.

✓ Na gestão das redes sociais do seu negócio deve alinhar as suas publicações de acordo com os temas que possam estar na moda ou que estejam na agenda do dia. Assim, chegará a um maior número de pessoas e conseguirá destacar-se dos demais.

✓ Crie questionários, faça sorteios, passatempos e outros conteúdos interativos que convidem à participação e interação dos seus públicos junto da sua marca.

✓ Aproveite as suas redes sociais para dar visibilidade a potenciais parceiros e a clientes, eles retribuirão e também destacarão o seu negócio.

 

Estas são apenas algumas das ações que podem ajudar a sua empresa a ficar na memória dos seus públicos-alvo e, com isso, aumentar drasticamente as probabilidades de vender os seus produtos e serviços junto dos seus seguidores.

Aposte em conteúdos de excelência na gestão das redes sociais da sua empresa

Para fazer uma ótima gestão das redes sociais da sua empresa e com isso aumentar as possibilidades de venda dos seus produtos e serviços é fundamental apostar em conteúdos de qualidade que diferenciem a sua marca das demais. Para o conseguir, é necessário respeitar os aspetos seguintes:

 

Atente à periodicidade das suas publicações

 

Faça publicações genuínas e regulares para manter o interesse dos seus públicos junto da sua marca e dos seus produtos/serviços.
 

Algumas empresas optam por fazer posts todos os dias e em várias redes sociais, ao passo que outras optam por fazer poucos. Como saber qual a periodicidade acertada para as suas publicações?
 

É preciso pesar a relevância dos seus conteúdos para o utilizador e, com isso, definir a periodicidade que quer manter. Depois de definir quando vai publicar, preencha o seu calendário de ações com conteúdos diversificados, como por exemplo:

Dicas de utilização de um determinado produto.

Partilha de artigos.

Formações.

Eventos.

Publicações que incluam relatos pessoais.

Entre outros conteúdos...

 

Pense apenas em entregar conteúdos de valor e não exija nada em troca

 

As marcas estão cada vez mais próximas dos seus públicos porque se preocupam verdadeiramente com eles e no que eles sentem ao usar os produtos que lhes foram vendidos e se estes últimos respondem ou não às suas dificuldades. Esta preocupação e proximidade ultrapassa os produtos, estendendo-se aos conteúdos.
 

No planeamento de conteúdos de eleição - principalmente os que procuram entregar valor, deve pensar se eles cumprem algum destes três propósitos:
 

1. Educar

2. Inspirar

3. Entreter
 

Se não cumprirem pelo menos um destes princípios, é bem provável que os seus conteúdos gerem pouca interação e não sejam tão bem recebidos pelo público que segue a sua marca.
 

As marcas devem envolver-se com os seus públicos nas redes sociais e mostrarem-se humanas como eles. É imperativo que cumpram com os aspetos seguintes para criarem laços de confiança:

✓ Respondam a todas as dúvidas dos seus seguidores.

✓ Forneçam informações relevantes e conteúdos originais.

✓ Expliquem de forma transparente todos os seus processos de trabalho.

✓ Descrevam e expliquem com exatidão no que consistem os seus produtos e serviços, especialmente quando a composição dos produtos ou o funcionamento dos serviços é um fator diferenciador.

✓ Ofereçam um serviço de apoio ao cliente eficaz e em tempo real.

 

Incentive os seus seguidores a fazerem reviews aos seus produtos e serviços

 

Hoje em dia, e para aumentar substancialmente as probabilidades de vender com o seu ecommerce, o público não acredita em ilusões ou promessas dos vendedores da banha de cobra, mas sim em exemplos reais de outras pessoas que também compraram e recomendam esses produtos e serviços.
 

Nesse sentido, é preciso dar voz aos seus seguidores para que eles falem aos outros sobre si e sobre os seus produtos – o passa a palavra é ainda uma das técnicas de marketing mais eficazes para qualquer negócio.

✓ Garanta que há canais de comunicação abertos onde os utilizadores poderão partilhar a sua experiência.

✓ Crie ações que incentivem os seus utilizadores a criar recomendações. 

✓ Dê destaque e visibilidade às recomendações e experiências partilhadas pelos seus clientes.

✓ Responda a todas as reviews, sejam elas positivas ou negativas!

 
Agora que já sabe como fazer uma boa gestão das suas redes socias – e de forma orgânica -, não se esqueça de cumprir com estas recomendações para ter mais possibilidades de aumentar as vendas do seu ecommerce.
 

Em caso de dúvida, pode recorrer aos serviços da Netgócio, empresa especialista na gestão de redes sociais, que o pode ajudar a estabelecer a estratégia de marketing digital mais apropriada para o seu negócio no seu setor de atividade.
 

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a materializar a possibilidade de aumentar as vendas do seu ecommerce.

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