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09 Julho 2021

Como gerar leads realmente interessadas no seu negócio

As leads são como uma matéria-prima: chegam em estado “bruto”, mas podem ser trabalhadas para gerar valor, muito valor! 

É através da geração de leads que as  empresas têm acesso legítimo às informações de contacto de potenciais clientes e de utilizadores realmente interessados nos seus produtos e serviços. 

No artigo de hoje, explicamos passo a passo como gerar leads, desde a identificação do público, passando pelo desenvolvimento do concluído até à sua divulgação. Saiba mais! 

O que são leads nos marketing digital?

Chamamos de “lead” a um utilizador que, de alguma forma, demonstrou interesse no nosso produto/serviço ou forneceu as suas informações de contacto, como o nome, e-mail ou número de telefone, em troca de algo. 
 

Porém, por detrás da conquista de leads está uma estratégia de inbound marketing que, no fundo, se baseia em atrair potenciais clientes recorrendo a algo relevante e de interesse para o utilizador. Estamos a falar, por exemplo, de acesso a um e-book com informação exclusiva ou a um cupão de desconto.   
 

O interesse é de ambos. Por um lado, o seu cliente ganha algo que necessita, que deseja, que resolve as suas “dores”. Por outro, a sua empresa fica com um contacto de e-mail ou telefone legítimo com quem pode comunicar e trabalhar para ir descendo no funil de vendas. 

Saiba como o e-mail marketing pode aumentar as vendas da sua empresa.

Como gerar leads?

1. Identifique a sua persona


Quem são os seus clientes e potenciais clientes? Quais são os seus interesses, características, comportamentos, motivações, objetivos e preocupações? De que forma é que a sua empresa pode oferecer-lhe algo relevante, que resolva os seus problemas? 


Nesta fase, o objetivo é perceber exatamente quais são as necessidades e dores do seu público alvo e, depois, desenvolver conteúdos e materiais que respondam e resolvam os seus problemas. 
 

2. Produza conteúdo verdadeiramente valioso


Se ignorou o ponto anterior, é provável que sinta dificuldade com este segundo. Esta é a fase de produzir conteúdo rico e de valor. Porém, este conceito é subjetivo e depende do público, das suas dores, curiosidades e características. 

Saiba como o marketing de conteúdo o pode ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce.

Estas são algumas das coisas que pode oferecer em troca da informação de contacto: 
 

   Diagnóstico gratuito


Ofereça a resposta às perguntas e dúvidas dos seus clientes. Por exemplo, se a sua marca vende produtos para cabelo, é provável que a sua persona procure dicas e produtos especializados. Recorrendo ao seu know-how e conhecimento técnico, posicione-se como um especialista e recomende os cuidados e produtos  mais adequados para cada público. 
 

  e-book


O e-book é um verdadeiro clássico na angariação de leads e, por norma, traz bastante bons resultados! Para além de angariar leads, um e-book posiciona-o como especialista na sua área de negócio. Aproveite o e-book para aprofundar um tema que não exploraria num artigo de blog, por exemplo. 
 

  Templates


Os templates são especialmente atraentes para quem trabalha com fotografia, vídeo, design e marketing, por exemplo.  Na prática, são modelos que facilitam o trabalho de quem os utiliza. 
 

  Código de Desconto


Os códigos de desconto funcionam particularmente bem com e-commerce. Também pode optar por convidar a sua audiência a juntar-se a uma semana de vendas privadas com descontos e promoções exclusivas para assinantes da sua newsletter, por exemplo.

Tem um e-commerce? Descubra 6 técnicas para aumentar as suas vendas! 

3. Torne-o exclusivo e altamente apetecível! 


Para que o conteúdo que produziu seja verdadeiramente apetecível, torne-o exclusivo. Funcionará como uma espécie de isca! Assim que despertar o interesse da sua audiência e ativar o seu desejo, peça-lhe as informações de contacto. 
 

Mas atenção! Nesta fase, o utilizador está à procura de informações e ainda não está pronto para comprar o que quer que seja. Por isso, deixe de lado referências a produtos e serviços. Se adotar um tom de comunicação comercial e orientado para as vendas, estará a afastar os potenciais clientes. 
 

4. Divulgue o seu conteúdo   


Feito o conteúdo, é altura de o divulgar. Pode fazê-lo através de um pop up, um formulário no fundo do site ou de uma landing page. 
 

O papel das Landing Pages (LP)
 

São páginas feitas especialmente para capturar leads. A sua estrutura é simples: título, breve descrição do que está a ser oferecido,  um formulário simples e um call to action. 
 

No formulário de contacto, pode aproveitar para recolher algumas informações sobre os seus potenciais clientes. Por exemplo, se estiver a oferecer um e-book sobre marketing digital, perguntar pelas áreas de especial interesse: e-mail marketing, redes sociais, SEO, anúncios? 

Saiba como criar uma landing page de sucesso.

Mas atenção! Não obrigue os utilizadores a responder a estas perguntas, espere que queiram fazê-lo de livre vontade. 

Agora que sabe como gerar leads, não espere mais para aumentar a sua base de dados! Se precisar de ajuda, pode contar connosco para montar a sua estratégia! Fale connosco!  

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