Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

12 Novembro 2020

Como o Google My Business pode aumentar as suas vendas

Hoje em dia, todas as pesquisas começam na ponta dos dedos e num único sítio: no Google. Daí a importância de estar online para que possa responder às questões colocadas pelos seus clientes e potenciais clientes. É aí que o Google My Business pode ajudar! 

O Google My Business é um serviço de listagem de empresas alimentado pelo Google. Esta ferramenta é especialmente importante para negócios locais, que ficam com uma clara vantagem sobre a concorrência.

No artigo de hoje, debruçamos-nos sobre o Google My Business. Confira alguns dados que fundamentam a sua importância e descubra dicas para usar todo o potencial da plataforma gratuitamente. 

Nos dias que correm, já ninguém carrega um porta-cartões com as informações de espaços comerciais ou de empresas. Porquê? Porque se alguém precisar do número de telefone, morada ou horário de funcionamento de uma empresa, vai perguntar ao Google. 

Por isso, é fundamental que forneça essas mesmas informações aos seus clientes e potenciais clientes, que podem ainda não conhecer a sua empresa. Olhe para o Google My Business como uma espécie de páginas amarelas digitais, mas ainda mais completo e acessível.  

O Google My Business organiza e disponibiliza de forma simples, interativa, acessível e gratuita a informação mais importante sobre um negócio: contactos, reviews, horário de funcionamento, fotos, entre outros. Além disso, a ferramenta indexa o conteúdo fornecido na consistência das Pesquisas Google e do Google Maps.  Assim, sempre que um cliente procurar pela sua empresa, ela vai lá estar. 

Quando usado corretamente e aproveitado todo o seu potencial, o Google My Business pode aumentar as visitas ao seu site, à sua loja física (se for o caso) e aumentar as vendas. Mas também apresenta outras vantagens: 

✓ Monitoriza, indexa e mostra informações comerciais úteis e relevantes; 
✓ Permite interagir com clientes e trabalhar a sua reputação online;
✓ Estrutura fotos e vídeos publicados por clientes;
✓ Facilita e incentiva o contacto. 

Os números do Google My Business

Assim, parece-nos lógico que todas as empresas queiram ter o seu próprio espaço no Google My Business. Afinal, oferece, literalmente, imensos benefícios para as empresas e negócios locais. Contudo, os dados disponíveis são, no mínimo, caricatos. 56% das empresas ainda não criou a sua conta Google My Business*, mesmo sendo completamente gratuita.  

A maioria dos utilizadores não vai além da primeira página de pesquisa. Aliás, estudos confirmam que 75% dos utilizadores não vão o fazem de todo! Por outras palavras, para a maioria dos utilizadores, o que não está na primeira página não existe.

Há várias formas de fazer com que o seu site apareça na primeira página do Google, uma delas é recorrendo a técnicas de SEO. Já aqui falamos sobre a importância do SEO para empresas e demos sete técnicas que podem e devem ser adotados pelas empresas, tanto on como off page. 

Sabia que os dados do Google My Business influenciam em 14,7%* uma estratégia local de SEO? Os número são ainda mais surpreendentes se tivermos em conta que 50%* dos utilizadores que pesquisam no Google My Business através do seu smartphone acaba por visitar a loja no espaço de um dia.

* Estudo da autoria da Google, consultado através de Neil Patel.

Aproveite todo o potencial do Google My Business

O erro de muitas empresas é ficarem pela criação da conta e não usufruirem de todo o potencial do Google My Business. Esta é uma ferramenta muito prática que tem crescido nos últimos anos, tanto em importância como em funcionalidades. 

Deixamos algumas dicas para otimizar a sua conta e, consequentemente, receber mais visitas (físicas ou digitais) e aumentar vendas. 

Certifique-se que a informação está correta, atualizada e igual à do seu website 

Depois de colocar a informação básica indicada acima, esta vai ser indexada  pelas Pesquisa Google e pelo Google Maps. A informação que colocar deverá ser exatamente igual à que tem no site. Se existir algum tipo de inconsistência, a informação terá um impacto negativo no ranking. 

Complete a categoria, a descrição e os atributos 

Criada a conta com o material básico, é momento de inserir informações mais detalhadas e igualmente importante para cliente e potenciais clientes. Complete a categoria, a descrição e os atributos do seu negócio. Por exemplo: 

✓ Categoria: Deve resumir muito sucinta e especificamente o seu negócio. Restaurante indiano. 
✓ Descrição: Ofereça uma imagem clara do seu espaço e daquilo que dispõem, por exemplo: “Oferecemos formas criativas e inovadoras de abordar a gastronomia indiana num espaço acolhedor para toda a família.”
✓ Atributos: Pense nas questões que os seus clientes poderão ter antes de visitar o seu espaço. Tem parque de estacionamento gratuito? É kid-friendly? Inclua essas e outras informações nos atributos. 

Otimização

Inclua boas fotos! 

Um estudo da Synup concluiu que contas Google My Business com boas fotos têm duas vezes mais probabilidade de serem consideradas de confiança e têm mais 35% mais cliques! Inclua uma foto de perfil, uma foto de capa e um vídeo. 

Também poderá incluir fotos partilhadas pelos seus clientes e, assim, ter uma vasta galeria de user-generated content. Usá-lo e partilhá-lo nas diferentes plataformas tem muitas vantagens e uma delas é relação próxima que cria com os seus clientes.

Incentive a partilha de reviews e interaja com elas

Os consumidores de hoje em dia são cada vez informados, exigentes e a sua maioria faz questão de ler reviews antes de comprar um produto ou de subscrever um serviço. Sim, boas reviews valem ouro e levam a vendas! Para ter reviews, incentive os seus clientes a partilharem a sua experiência através de uma review. O Google My Business recomenda fortemente que o faça. 

Mas vá mais longe. Responda a todas as críticas que receber: às ótimas, às péssimas e às “assim-assim”. Segundo um estudo do Bright Local, dos consumidores que leem os comentários, 97% também lê as respostas das empresas.

Dedique algum tempo a esta tarefa! Se a review for boa, é uma ótima oportunidade para criar uma relação mais forte com utilizador, transformando um cliente num embaixador da sua marca. Se, caso contrário, for uma má review, é a sua oportunidade para tentar remediar as coisas: explique o que aconteceu e tente perceber como melhorar a experiência do seu cliente. Mesmo que um dos seus clientes tenha tido uma experiência menos boa, a forma como lida com a situação poderá causar boa impressão noutros clientes.

Crie publicações 

Em 2017, o Google fez uma atualização que permite que as empresas façam publicações dentro do próprio Google My Business. Aproveite esta funcionalidade para acrescentar valor ao seu negócio:

✓ Partilhe descontos e campanhas promocionais;
✓ Divulgue eventos organizados pela sua empresa ou em que a sua empresa estará presente;
✓ Revele novos produtos.

Faça análises completas e tire conclusões

O Google My Business oferece um conjunto de estatísticas relevantes e pertinentes para a sua empresa, nomeadamente: 

✓ Os seus clientes encontram a sua página através de uma pesquisa direta ou indireta?;
✓ Quantos dos seus clientes estão a chegar ao seu website através do Google My Business?;
✓ De que área é que está a receber mais clientes? Esta informação é especialmente relevante se fizer campanhas pagas;
✓ Que elementos do Google My Business são mais consultados?  As fotos? A localização? As reviews?;
✓ Que perguntas são mais feitas? Se se aperceber que há dúvidas constantes sobre um determinado assunto, pode acrescentar uma zona de Q&A. 

É fácil criar uma conta Google My Business!

Entusiasmado com a ideia de ver visitas e vendas a crescer? Criar uma conta Google My Business é fácil. Para começar, vá a https://www.google.com/business
A seguir, insira a informação básica da sua empresa: nome, morada, número de telefone e website. Depois, é necessário que verifique a sua conta. Para isso, o Google vai enviar um código para a sua morada que deverá inserir na sua conta. 

Se assim o entender, podemos fazê-lo por si. Temos uma larga experiência em criar contas Google My Business. Fale connosco! 

+ informações

+ informações

10 Tendências de Marketing Digital 5 Técnicas para uma Gestão de Redes Sociais Eficiente com Resultados
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.