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17 Setembro 2019

Como o marketing de conteúdo o pode ajudar a aumentar as vendas do seu ecommerce

Muito se tem falado da importância do marketing de conteúdo numa estratégia de marketing digital e na forma como este pode ajudar uma empresa a aumentar as vendas do seu ecommerce. Mas, na prática, como é isso possível?
 

Para obter resposta a esta questão, é necessário compreender quais são os principais objetivos do marketing de conteúdo e de que forma é que o cumprimento/realização destes o poderá ajudar a catapultar as vendas do seu negócio. Saiba tudo em seguida:

Os principais objetivos do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que consiste em produzir conteúdo altamente relevante ou de impacto positivo na mente do público que segue a sua marca.
 

Muitas empresas consideram que um bom marketing de conteúdo passa por escrever sobre o que elas fazem, onde estão presentes, as vantagens dos seus produtos e/ou serviços ou outras qualidades que se julguem ter. Contudo, é exatamente o oposto.
 

O melhor marketing de conteúdo aborda os desejos, as necessidades e/ou as dificuldades dos clientes em relação aos mais variados temas do seu negócio – e sem pedir nada em troca.
 

A produção de um conteúdo de eleição (educacional, profissional ou até de entretenimento) que ajude e esclareça o seu público poderá trazer um retorno incrível para o seu negócio, uma vez que lhe possibilitará atingir os objetivos seguintes:

✓ Criar autoridade e aumentar a notoriedade da sua marca/negócio.
 

✓ Gerar mais tráfego orgânico para o seu website.
 

✓ Originar mais contactos qualificados orgânicos para a sua marca/negócio.
 

✓ Aumentar o número de conversões e as possibilidades de vendas do seu ecommerce.
 

✓ Atrair novos clientes sem ter a necessidade de fazer marketing direto aos seus produtos/serviços.
 

✓ Baixar o custo de aquisição de clientes.
 

✓ Aumentar a taxa de resposta e interação dos seus clientes com a sua marca.
 

✓ Maior afinidade com os seus clientes e na possibilidade de estes recomendarem os seus produtos e/ou serviços.
 

✓ Distinguir a sua marca das demais.
 

✓ Melhorar as taxas de retenção e de fidelização de clientes.
 

✓ Entre outros objetivos igualmente importantes.

 

Todos estes objetivos são extremamente importantes e críticos para o sucesso da sua empresa. No entanto, é preciso saber como criar conteúdo que conduza especificamente às vendas – afinal foi essa razão que o levou a construir o seu negócio, certo? Conheça alguns dos exemplos que devem ser colocados em prática.

Como ter mais hipóteses de aumentar as vendas do seu ecommerce

Para que o marketing de conteúdo o ajude a ter mais possibilidades de aumentar as vendas do seu ecommerce, deverá implementar os pontos seguintes:

Construir um blog bem estruturado com conteúdos relevantes para SEO

Um blog bem estruturado com conteúdos relevantes para SEO é uma mais-valia para qualquer empresa, uma vez que ajuda a gerar uma quantidade de tráfego extraordinário a longo-prazo e, dessa forma, atrair um maior número de clientes e eventuais vendas para o seu negócio.
 

Conheça o artigo do nosso blog “A importância do SEO para empresas” para um melhor esclarecimento desta disciplina do marketing digital e da sua importância para a sua área de negócio.

Aspetos a ter em conta na redação de conteúdos exclusivos para um blog

Na redação de conteúdos exclusivos para o blog da sua empresa deverá cumprir com os aspetos seguintes:


O título do artigo deverá conter a palavra-chave a destacar e usar uma marcação HTML do tipo h1.

Os subtítulos distribuídos ao longo do texto deverão usar marcações HTML do tipo h2, h3, h4 dependendo da sua relevância.

Inserir um URL curto e objetivo que mostre, claramente, a palavra-chave a ser trabalhada.

Usar listas, marcadores, citações, links para fontes internas e externas, negritos para destacar as partes mais importantes, itálicos para evidenciar termos ou estrangeirismos, entre outras técnicas que tornem o seu conteúdo mais apelativo para os leitores.

Usar imagens atrativas e que retratem o que é dito no texto. Além disso, as imagens deverão utilizar atributos de Título (title) e Texto Alternativo (alt text).

Preencher os campos para o Title e Meta Description de um artigo, pois é essa a informação que será apresentada quando o seu texto for sugerido para determinada pesquisa de palavra-chave ou termo relacionado.

Publicar novos artigos no seu blog com alguma frequência – seja consistente nas suas publicações para que os seus leitores saibam com o que podem contar.

Variar sempre que possível os temas abordados. Se tem, por exemplo, uma empresa de venda de material desportivo, pode falar sobre as principais competições desportivas, regras de um determinado desporto, vantagens de um determinado produto, entre outros temas interessantes e relevantes.

 


 

Produzir conteúdos específicos para as redes sociais

As redes sociais são cada vez mais usadas quando se pretende consumir e oferecer informação sobre um determinado tema/produto/serviço e todas elas devem ser trabalhadas de maneira diferente e com conteúdos bem diferenciados.


A sua conta de Instagram não deve, por exemplo, fazer as mesmas publicações que a sua conta de Facebook porque ambas se dirigem a públicos diferentes. Logo, o seu conteúdo e a forma como este é comunicado também deverão ser distintos.


Devido a estas situações particulares de cada plataforma social, é preferível estar presente apenas nas redes sociais que façam sentido para os seus objetivos profissionais (vendas, autoridade ou notoriedade).


No final de cada ação de marketing de conteúdo, não se esqueça de medir todos os resultados obtidos, uma vez que existem redes redes sociais formidáveis para criar interações com outros profissionais da área, estabelecer ligações de confiança com potenciais clientes compradores e, claro, para aumentar a notoriedade e a credibilidade da sua marca.
 

Definir uma boa estratégia de email marketing

O email marketing, apesar de muitas pessoas acharem que está em desuso, continua a ser uma das principais fontes de conversão em vendas nas principais ações de marketing digital de uma dada empresa. Uma boa estratégia de email marketing deve assentar nos pontos seguintes:

Fazer uma boa segmentação da sua base de dados por interesses. 

Apresentar um design de excelente qualidade das suas newsletters. 

Utilizar um menor número de imagens e uma maior quantidade de texto. 

Atribuir um título curto, simples e cativante para aumentar a taxa de abertura. 

Medir todos os resultados das ações desenvolvidas para entender o seu público e as ações futuras. 


As newsletters são, sem dúvida, um conteúdo de valor para qualquer empresa, uma vez que aumenta as possibilidades de venda do respetivo ecommerce. Não as ignore e trabalhe-as corretamente ao construir uma newsletter que as pessoas gostem de receber - assim os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo serão ainda mais eficazes.
 

Fazer uma landing page com conteúdos que chamem a atenção do seu público

A landing page é uma ferramenta fantástica de comunicação e de geração de leads para qualquer empresa.


Para ser bem trabalhada e para aproximar as pessoas das eventuais vendas dos produtos/serviços de uma empresa, é preciso que o conteúdo da sua página de destino seja adaptado ao seu público-alvo e escrito de maneira a chamar a sua atenção – todo o conteúdo deve direcionar o utilizador para esse objetivo.


Podem ser colocados vários tipos de conteúdos numa landing page, como por exemplo infográficos, e-books, vídeos, tutoriais, demonstrações de produtos ou de serviços, entre outros tipos de conteúdos valiosos.


Todos os conteúdos usados têm o objetivo de ajudar os públicos a entender determinados assuntos e de os conduzir a uma determinada ação (compra de um produto ou serviço, inscrição num evento, download de um documento, pedido de contacto, subscrição de uma newsletter, entre outras ações distintas).
 

Preparar e disponibilizar conteúdos de vídeo e de áudio para o seu público

Os webinars, tutoriais em vídeo para o YouTube sobre demonstrações ou reviews de produtos e/ou serviços de uma dada marca e até os podcasts de especialistas sobre os mais variados temas ajudam a posicionar a sua empresa no mercado e a distingui-la das demais.


Estes formatos humanizam os conteúdos apresentados, pois colocam as marcas e as pessoas “cara a cara” e isso gera uma maior confiança junto do seu público e uma maior autoridade e notoriedade para o seu negócio.


Há vários estudos que afirmam que a utilização de um vídeo numa página de venda de um determinado produto aumenta em mais de 80% a intenção de compra de um cliente, uma vez que isso dá credibilidade à marca e aumenta os níveis de confiança dos eventuais compradores.

Agora que já sabe como o marketing de conteúdo o pode ajudar a aumentar as vendas do seu ecommerce, não se esqueça de colocar estas recomendações em prática para que o seu negócio atinja outros patamares de eleição.


Em caso de dúvida, pode recorrer aos serviços da Netgócio, agência de marketing digital, que o pode ajudar a estabelecer a estratégia de marketing digital mais apropriada para o seu negócio no seu setor de atividade.


Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e comece já a materializar a possibilidade de aumentar as vendas do seu ecommerce.

 

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