Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

29 Maio 2019

Criação de sites: 7 erros mais comuns que as empresas devem evitar

É surpreendente que nos dias de hoje ainda existam empresas que, independentemente da sua dimensão e área de atividade, não têm uma página web para apresentação do seu negócio e divulgação dos seus produtos, serviços e contactos.
 

Se ainda não criou um site para a sua empresa ou se o seu ainda é do tempo do Netscape Navigator ou utiliza as versões mais antigas do Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari ou Google Chrome está na hora de renovar a sua presença digital, pois é muito provável que a sua marca esteja a perder uma quantidade ilimitada de tráfego e de potenciais vendas.
 

Para o ajudar a evitar algumas armadilhas existentes no processo de criação de um site, compilamos uma lista com os 7 erros mais comuns que a sua empresa deve evitar. São eles:

1. Má navegação do site

Um dos aspetos mais importantes no desenvolvimento de um site é a forma como as pessoas irão navegar nele assim que o encontrarem.
 

Elas quererão descobrir rapidamente aquilo que estão à procura (produtos, serviços, portfólio de trabalhos, galeria de imagens, contactos ou outros) e, para tal, é necessário que a navegação não seja complicada ou pouco intuitiva.
 

Há várias formas de simplificar a experiência de navegação do seu website, como por exemplo:
 

  • Usar um tema

     

Uma das formas mais fáceis de criar um site rápido e profissional a partir do zero passa por usar um tema. Com um tema e um CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo) confiável, é possível criar um bom site em pouco tempo, desde que ajuste o tema escolhido à sua marca.

 
  • Seguir os padrões de navegação tradicionais

     

Certifique-se que utiliza os padrões de navegação tradicionais na criação de sites, isto significa colocar uma barra de navegação vertical no topo da página.

 
  • Evitar sobrecarregar o site com demasiados menus/informações

     

Quanto mais simples, melhor. Não inclua demasiados menus ou informações, uma vez que isso vai gerar entropia e dificultar a respetiva navegação. Os seus utilizadores/clientes deverão encontrar facilmente todos os conteúdos que estão à procura e ter acesso a todas as áreas do seu site.

2. Não trabalhar corretamente o branding da sua marca

A partir do momento em que os seus utilizadores/clientes visitam o seu site, eles deverão reconhecer imediatamente com quem estão a interagir. Tenha isso em mente e mostre todos os elementos gráficos da sua empresa, uma vez que isso vai aumentar consideravelmente o branding da sua marca.
 

Isto pode significar incluir o logotipo da sua empresa no topo de cada página ou manter a identidade gráfica da sua marca em todas as áreas do site.
 

Quanto mais consistente for o branding da sua marca, mais facilmente ela será reconhecida pelos seus utilizadores/clientes, contribuindo para um maior relacionamento com a sua empresa.

3. Não fazer um website responsivo

Estamos na era em que as pessoas estão permanentemente ligadas à internet e passam mais tempo a navegar em mobile (tablets e smartphones) do que em desktop (computadores fixos ou portáteis). Dessa forma, é imprescindível que o seu site seja responsivo e tenha uma excelente aparência tanto num ecrã grande como num pequeno.
 

Há muitas coisas que podem ser feitas para tornar o seu site responsivo, mas a opção mais segura e eficaz passa por recorrer aos serviços de profissionais. A Netgócio tem à sua disposição uma equipa com um serviço de design qualificado que trabalha o seu site de forma responsiva, mas também o ajuda a criar uma imagem de marca distinta e cheia de personalidade.

4. Não inserir nenhum call-to-action

Um erro clássico que as empresas cometem na criação de um site é quando não colocam nenhum call-to-action (botão de apelo à ação) que oriente a navegação ou que conduza os utilizadores/clientes a uma determinada ação no site (por exemplo, clicar num botão para obter mais informações, pedir um orçamento ou comprar um produto ou serviço).
 

Certifique-se que o call-to-action usado no seu site apresenta uma cor distinta em relação à cor da restante página para que obtenha um maior destaque do botão e, consequentemente, um maior número de cliques e conversões.

5. Esquecer o Analytics

A criação de um site não é uma tarefa do momento que, depois de realizada, pode ser completamente esquecida. As tendências atuais de webdesign e as preferências dos clientes mostram que esta é uma área que está em constante evolução e, como tal, é necessário estar atualizado e a par de novas ferramentas para obter os melhores resultados.
 

Atualmente há várias ferramentas de análise para webmasters - como o Analytics - que o ajudam a acompanhar o desempenho do seu site. Quanto mais souber das páginas que estão a gerar mais ou menos conversões para o seu negócio, mais rápido a sua empresa poderá crescer.

6. Ignorar a importância do SEO na criação de um site

Já que estamos a falar no desempenho dos sites, é essencial que se certifique que o seu é encontrado pelo maior número de pessoas. Pode consegui-lo ao promover a sua página web através de anúncios PPC e/ou campanhas de social media.
 

Contudo, a importância do SEO (Search Engine Optimization) no desenvolvimento de um site, também é uma peça-chave neste tipo de estratégia online, pois vai melhorar o posicionamento e a visibilidade dos websites das empresas.
 

Lembre-se que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão sempre a mudar e, como tal, é necessário ajustar constantemente a sua estratégia de SEO para obter os melhores resultados.

7. Criar um site demasiado lento

A lentidão é um dos erros que a sua empresa deve evitar na criação de um site e que mais desespera os utilizadores. Atualmente, as pessoas gastam apenas cerca de três segundos ou menos para decidirem se querem sair ou permanecer num site.
 

Esta pode ser a diferença entre visitar e comprar no seu site ou sair e comprar no site da concorrência. Certifique-se que o seu site é o mais leve, rápido e funcional possível para que as pessoas não desistam da respetiva visita/compra.
 

Agora que já conhece os erros que mais se verificam na criação de sites, não os repita na criação do seu. Fale com a Netgócio, empresa especialista de soluções de internet para empresas, para o auxiliar a criar um site perfeito que evidenciará a sua marca online.
 

Ligue o (+351) 253 519 421 ou envie um email para o endereço contacto@netgocio.pt e faça com que o website da sua empresa seja uma referência online.

+ informações

+ informações

5 razões para contratar uma agência de marketing digital Porque deve a sua empresa apostar numa estratégia de marketing de conteúdos?
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.