Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

20 Dezembro 2022

Criar um avatar: o futuro do marketing digital?

Em 2022, ouviu certamente falar do metaverso e da sua influência nas nossas vidas. Embora este mundo virtual ainda esteja a dar os primeiros passos, o seu crescimento tem sido exponencial e os seus efeitos já são visíveis.

Recentemente, milhões de pessoas em todo o mundo criaram os seus avatares digitais, com base em inteligência artificial, com a app Lensa ou a Prequel.

De que forma isto pode impactar as campanhas de marketing e a comunicação das marcas? Leia tudo, neste artigo.



 

Inteligência artificial, Metaverso, AI Avatares: descomplicar conceitos

É natural que estes conceitos ainda sejam novos para si, ou que não saiba exatamente como os distinguir. Vamos tentar descomplicar:


Inteligência artificial: como o próprio nome indica, é a inteligência de máquinas que conseguem executar tarefas complexas, normalmente associada apenas a humanos.

Metaverso: um espaço virtual 3D onde humanos podem partilhar experiências.

AI Avatares: uma personagem digital, criada pela inteligência artificial, que vive num ambiente virtual, como o metaverso, ou uma rede social. 


Em suma, os avatares são figuras que vivem em locais virtuais, como o metaverso, através da inteligência artificial.

Introdução aos AI Avatares

Os avatares conseguem reproduzir comportamentos humanos, e espelhar os mesmos interesses, atitudes, emoções e outras características.

Funcionam como uma representação gráfica de um humano, e podem ser encontrados em 2D nas plataformas de redes sociais, ou em 3D, em ambientes virtuais, como o metaverso ou em jogos de computador.

A curiosidade tem levado milhões de pessoas a utilizá-los como uma forma de entretenimento. O exemplo mais recente é o da app Lensa AI, em que o utilizador pode carregar entre 10 a 20 selfies e obter, em poucos minutos, avatares (bastante!) similares a si.

Como é que os AI Avatares podem ajudar a estratégia de marketing?

Uma das formas mais produtivas de tirar partido dos avatares é na criação de vídeos, que promovam o contacto com os seus clientes, de uma forma mais rápida e objetiva, sem precisar de perder tempo com edição.

A tecnologia de inteligência artificial com avatares pode preparar apresentações em vídeo, em que apenas precisa de escrever o texto, em qualquer idioma. Na plataforma Synthesa.io, pode encontrar este serviço.

Basta seguir os seguintes passos:

1. Crie uma conta gratuita;
2. Escolha o template de vídeo que mais se adequa às suas necessidades;
3. Escolha o seu avatar, a voz e o idioma;
4. Insira o texto que quer que o seu Avatar reproduza em voz, e clique no botão "generate";
5. Veja a pré-visualização do seu vídeo, faz os ajustes (se necessário), e publique.

E agora?

Agora que já tem uma noção de como a inteligência artificial e os avatares podem influenciar o marketing e a comunicação das marcas, sugerimos-lhe que explore este tópico nos próximos tempos, e que se mantenha atento. 

O impacto real dos AI nas nossas vidas e na vida dos consumidores, nas estratégias das marcas, e no mundo digital de forma geral, só vai poder ser analisado daqui a algum tempo. No entanto, esperam-se grandes e importantes mudanças para 2023. 

+ informações

+ informações

Google Analytics 4: o que precisa saber 5 dicas de SEO para se posicionar no Google
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.