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19 Abril 2022

Descodificamos o algoritmo do Google

Não é segredo para ninguém: o algoritmo do Google evolui constantemente. Estas atualizações são frequentemente acompanhadas por quem trabalha em marketing e quer garantir que o seu website aparece nos primeiros lugares.

Como agência, recebemos pedidos frequentes de clientes que querem garantir a sua posição no motor de busca mais famoso do mundo.

Não há truques de magia que posicionem um website num lugar favorável do dia para a noite, mas existem diversas técnicas para conseguir chegar a bom porto. Vamos descobrir como!

Quais são os fatores mais importantes para o Google?

A velocidade da página. É importante que o seu site seja rápido e carregue os conteúdos facilmente. Evite utilizar imagens pesadas e elimine o conteúdo desnecessário. Os seus clientes agradecem, e o Google também.

A experiência de utilizador. O Google mede as taxas de rejeição das suas páginas e a facilidade de navegação que os seus visitantes têm quando visitam o seu website. Construa um site intuitivo, apelativo e rápido.

A relevância do seu conteúdo. Pesquise as keywords mais importantes da sua área de negócio e aplique-as de forma inteligente. Uma boa estratégia é criar um blog, que pode ajudar a posicionar o site da sua marca mais rapidamente. 

A qualidade dos seus links. Os links têm um papel importante no algoritmo! No entanto, é importante que garanta que estes são relevantes para o utilizador. 

A segurança do seu site. O Google valoriza a segurança dos internautas. Ter um certificado SSL é de extrema importância, porque o HTTPS é mais seguro que o HTTP.

Como saber que o algoritmo do Google afetou o seu website?

Se reparar num decréscimo acentuado de tráfego no seu website, há duas formas de verificar o que pode estar a acontecer: com o Google Search Central e com o Google Search Console.

Google Search Central: navegue nesta plataforma para conseguir diagnosticar problemas de performance e o impacto das mudanças do algoritmo no seu site.

Google Search Console: esta é uma ferramenta gratuita do Google que permite identificar problemas de navegação no site e controlar a performance do site.

Como ser bem-sucedido com o algoritmo do Google

Para se conseguir posicionar nos primeiros lugares no Google, percorra esta checklist:

✓ Garanta que o seu site é mobile-friendly;

✓ Reveja os seus inbound links;

✓ Verifique a velocidade do seu site;

✓ Evite conteúdo duplicado;

✓ Evite o excesso de palavras-chave (keyword stuffing);

✓ Melhore a navegação no seu site;

✓ Aumente a segurança das suas páginas.

Como acompanhar as atualizações do algoritmo do Google?

Uma boa dica é definir um alerta Google para qualquer mudança de algoritmo. Ao ativar o Google Alerts, irá receber uma notificação no seu e-mail para se poder preparar para qualquer alteração.

Google Analytics também é um bom aliado. Com esta plataforma, consegue medir o tráfego no seu site e perceber se poderá estar a fazer algo que não vá ao encontro do expectável do algoritmo do Google.

Por último, siga a página Google SearchLiaison no Twitter. É uma conta oficial da Google que lhe permite acompanhar a evolução do algoritmo.

Algoritmo do Google: como acompanhar

Não é possível acompanhar todas as atualizações do Google ao minuto, exceto se se dedique exclusivamente a isso. No entanto, é sempre importante ter em atenção que uma estratégia de SEO bem definida e implementada tem um impacto positivo na forma como o Google olha para o seu site.

Definir estratégias de SEO é fundamental para se conseguir posicionar nos primeiros lugares do Google. 

Na Netgócio, temos uma equipa especialista pronta para ajudar a sua marca a subir a este pódio tão cobiçado. Fale connosco!

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