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10 Maio 2022

Como criar uma loja online de sucesso

Se já criou ou pensa criar uma loja online, saiba que existem diferentes funcionalidades das quais não pode dispensar. No mundo online, a concorrência é ilimitada, por isso, a sua loja tem de dar uma experiência premium ao seu utilizador, para poder conquistar a sua fidelidade.

Neste artigo, desvendamos os principais pontos a ter em conta, quando cria a sua loja.

Gestão de Conteúdos

É importante que tenha uma plataforma onde possa colocar online os seus produtos e criar catálogos e coleções de forma simples e autónoma, sem precisar de programação.

Com a plataforma Netgócio, consegue controlar e fazer gestão dos seus produtos e stocks integrando diferentes sistemas internos de gestão: PHC, Sage, Primavera, Keyinvoice, SAP, entre outros.

A plataforma de e-commerce desenvolvida pela Netgócio é totalmente personalizável e permite criar uma solução à medida do seu negócio, com design exclusivo e sem recurso a templates. 

Códigos de promoção

Impulsionar a venda é mais fácil com a implementação de um sistema de códigos promocionais. Entre definir um valor mínimo para utilização do código, parametrizar a percentagem de desconto e associar o desconto ao artigo, categoria, marca ou grupo de clientes, as possibilidades são infinitas e o controlo é todo do gestor.

Ao introduzir códigos promocionais no seu e-commerce, pode aumentar o seu ticket médio de compra, diminuir o abandono do carrinho de compras, comunicar os seus cupões e chegar a novos públicos, escoar o seu stock e, claro, aumentar significativamente a faturação da sua loja.


 

Check-out intuitivo

Neste ponto as palavras de ordem são rapidez e praticabilidade.

Na sua loja online tem de ter em atenção se o check-out é intuitivo. Um check-out complicado e com muitos campos, fará com que o cliente abandone o carrinho e desista da compra. 

Por isso, tenha em atenção as informações que pede na fase de check-out para não serem demasiado complexas e com excesso de pedidos de informação.

O nosso conselho é usar uma one page check-out (uma página única) para evitar o abandono de carrinhos e descomplicar a finalização da compra. 


 

Código SEO-friendly

É importante que o seu código seja “amigável” dos motores de busca: é isto que o SEO faz, e é provavelmente um dos aspetos mais importantes de um website. Consiste em diferentes fatores que facilitam a busca de conteúdos da web e uma reposta rápido ao enorme tráfego na internet.

Existem três principais elementos que precisa considerar para posicionar o seu website numa posição favorável: estratégia de keywords, estrutura do site e copywriting.

É possível aumentar e melhorar a sua visibilidade num motor de buscar, ao adicionar tags de SEO em HTML. Quando o motor de busca pesquisa o seu conteúdo, ele analisa as tags HTML do site. Estas informações ajudam o Google a perceber sobre o que é o seu conteúdo e a apresentá-lo a utilizadores que procuram por essas informações.

Ferramentas de análise

Num e-commerce, é importante que integre ferramentas de análise para conseguir perceber o desempenho da sua loja e as preferências do seu público. É importante que utilize estes dados para compreender mudanças no comportamento do cliente e tendências de compras online. 

Estas são algumas das ferramentas de análise mais conhecidas (e indispensáveis!): Google Analytics, Google Search Console, ou o Page Speed Insights


 

Um blog ou uma secção de artigos

Um blog, ou uma secção de artigos numa loja online, vão ajudar a criar audiência e gerar mais tráfego para a sua loja e consequentemente fazer com que venda mais produtos.

Vejamos, se estiver com dúvidas entre qual artigo escolher e se na loja online existir um blog com reviews e informações mais detalhadas acerca do produto a sua decisão será facilitada. 

Aqui estão algumas das vantagens de criar um blog na sua loja online:

— Ajuda a obter mais tráfego;
— Reforça o relacionamento com os clientes;
— Fomenta a confiança sobre determinado tema;
— Melhora o posicionamento no Google e ajuda a reforçar autoridade em determinado produto/segmento de mercado. 

Integração de e-mail marketing

A integração de e-mail Marketing numa loja online é uma das estratégias mais utilizadas de marketing digital. 
 

“Em 2022, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam o e-mail. Os especialistas esperam que esse número aumente até 4,48 bilhões até 2024. Nenhuma plataforma se aproxima sequer do alcance potencial do e-mail.”  Knista.com


Numa loja online torna-se ainda mais importante esta integração, pois é importante, não só, estar em contacto com o cliente, como avisá-lo sempre que lançar um novo produto. Esse contacto pode ser conseguido, por exemplo, com o envio de campanhas promocionais e newsletters. O e-mail marketing também é importante para a angariação de leads.

Área de suporte técnico e pós-venda

Não sabe porquê que é importante ter uma área de suporte técnico e pós-venda na sua loja online? Nós explicamos. 

Esta é uma secção indispensável ter na loja online visto que, vai reforçar o relacionamento com o cliente após a venda e aumentar a satisfação da experiência de compra.

O suporte técnico

O suporte técnico é importante, quando surgem questões adicionais por parte do cliente sendo necessário que este consiga rapidamente com a ajuda do suporte, esclarecê-las. 

O apoio ode ser dado através do contacto telefónico ou de um chatbot que tenha instalado na sua loja online. 

O pós-venda 

O pós-venda é uma das fases mais importantes do processo de compra. Depois do cliente efetuar a compra, o acompanhamento deve continuar, não só porque este pode querer, devolver ou reclamar a compra, como para manter o contacto com o cliente e fazer com que este compre novamente. 

Este são pontos importantes, pois, têm como principal objetivo: reter o cliente e fazer com que este fique satisfeito com a marca. 


 

Opções de pagamento

A questão que se impõe é: por que é importante ter várias opções de pagamento na sua loja online? 

Ora, quantas mais formas de pagamento disponibilizar aos seus clientes, maior será a probabilidade de estes efetuarem a compra.
 

“Estima-se em 6% a percentagem de abandono do carrinho de compras por inadequação dos meios de pagamento.” DHL
 

Pense, se a sua loja online só disponibilizar, por exemplo, o meio de pagamento através de cartões de crédito, estará a restringir as hipóteses de uma pessoa, sem cartão de crédito, efetuar a compra.

Considere os meios de pagamento, mais utilizados em Portugal, como os que deve implementar na sua loja online: cartões de crédito e os cartões de débito, multibanco MBWay e Paypal.

Outras opções que têm ganho mais utilizadores são o Amazon Pay, o Google Pay e o Apple Pay. 

CRIE A SUA LOJA ONLINE COM A NETGÓCIO!

Neste artigo, damos-lhe algumas dicas de como ser bem-sucedido, quando criar uma loja online. No entanto, é importante que saiba que implementar uma estratégia de sucesso implica uma análise aprofundada do seu tipo de negócio e respetivo mercado; se pretende uma estratégia integrada, que vá ao encontro das suas expectativas, fale com a Netgócio.

Diariamente, ajudamos dezenas de marcas a encontrarem o seu caminho digital. A sua poderá ser a próxima! :) 

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