Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

16 Janeiro 2023

Google Analytics 4: o que precisa saber

A partir do dia 1 de julho de 2023, o Analytics que conhece não vai continuar a processar dados. Todas as informações serão transferidas para as propriedades do Google Analytics 4.

Neste artigo, vamos falar-lhe do Google Analytics 4 e das suas funcionalidades.



 

O que há de novo no Google Analytics 4?

Novo modelo de Dados

O Google Analytics 4 apresenta uma nova forma de recolher dados. O Universal Analytics baseia-se em sessões e recolhe dados como êxitos dentro dessas sessões, como, por exemplo, navegar para uma página específica.

O GA4 utiliza um modelo baseado no utilizador e recolhe dados sob a forma de eventos. Cada evento tem um nome único que o identifica, com parâmetros adicionais que descrevem o evento. Estes eventos podem incluir visualizações de página, transações, interações nas redes sociais, entre outros. No GA4, consegue obter métricas detalhada sem infringir a privacidade.

Insights criados por Inteligência Artificial

O Google Analytics 4 ajuda as empresas a planearem as suas campanhas de marketing de forma mais eficaz, através de informações e insights criados por Inteligência Artificial que ajudam a identificar tendências como um interesse crescente por um determinado produto, por exemplo.

A tecnologia de machine learning também consegue prever resultados, como potenciais conversões e vendas. Os marketers podem utilizar estes dados para promover os produtos certos e chegar a públicos relevantes.

Mais privacidade para os clientes

O GA4 introduz novas características de privacidade, incluindo o anonimato por defeito de IP, duração curta do armazenamento de dados, localização dos servidores e transferência de dados restrita, modo de consentimento, eliminação de dados pessoais dos utilizadores, entre outros. 
 

Quais são as diferenças entre o Analytics Universal e o Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 surge com várias funcionalidades novas e melhoradas, e inclui relatórios gerados por inteligência artificial. Contudo, a principal diferença está no acompanhamento de eventos.

No Analytics, os eventos referem-se a cliques. No GA4, um evento pode ser a visualização de uma página, uma interação nas redes sociais, ou outro tipo de comportamento do utilizador. É possível criar múltiplos parâmetros para cada evento para obter mais informações, como, por exemplo, o local de registo.

O GA3 e o GA4 também diferem quando se trata de registar sessões. No GA3, uma sessão acontece quando o utilizador entra num site por um período de tempo. No GA4, as sessões são registadas quando existe um grupo de eventos realizados por um utilizador, como, por exemplo, fazer uma compra, clicar num botão, etc.



 

Como alterar os seus dados para o Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 é fácil de instalar e de utilizar, porque não existem códigos complexos neste novo modelo.

No entanto, se precisa de ajuda, estamos 100% disponíveis para o/a ajudar. Fale connosco através do e-mail contacto@netgocio.pt ou do número de telefone 253 519 421.



 

+ informações

+ informações

Os melhores marketplaces em Portugal Criar um avatar: o futuro do marketing digital?
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.